Publicações Científicas

Publicações Científicas

  • Unicamp | Instituto Biosistêmico
  • Lag - Laboratório de Agronegócio | Instituto BioSistêmico

No convênio entre Instituto BioSistêmico (IBS) e a UNICAMP por meio do Laboratório de Agronegócio (LAG), são desenvolvidos estudos de ponta nas universidades, academias e institutos de pesquisa no país.

O IBS integra a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o que nos permite apresentar novos produtos e soluções ao mercado, mantendo nossa premissa de estar na vanguarda das aplicações tecnológicas, inovando sempre com caráter técnico e sustentável.

Dessa forma, o IBS se aproxima ainda mais das pesquisas recentes no setor do Agronegócio, além de desempenhar um papel importante ao compartilhar experiências identificadas na execução de projetos de desenvolvimento do meio rural por todo o Brasil.

O Instituto BioSistêmico considera importante as pesquisas lançadas pelas instituições brasileiras e encara a ciência como fundamental para levar novas tecnologias ao meio rural. Sendo parceiro do LAG/UNICAMP, o IBS passa a ser um agente demandante de pesquisas e participante no desenvolvimento de tecnologias.

Áreas de pesquisa

Feira de Hortifruti | Instituto BioSistemico

Marketing e comercialização no Agronegócio e na Agricultura Familiar:

Nesta área, são desenvolvidos estudos de comportamento de consumidor, agregação de valor, logística, entre outros temas abordados na ciência da mercadologia do agronegócio. Não se trata de ações de publicidade e sim de estudos de mercado, respondendo questões de como aprimorar a chegada do produto do campo à mesa do consumidor.

Pesquisas Publicadas

Uma breve apresentação sobre o mercado de produtos orgânicos no Brasil

A Administração de Marketing como Diferencial para Excelência no Terceiro Setor

Perception of grain farmers in the brazilian Cerrado regarding the consumption of bioinputs: a case study

Técnicos no campo | Instituto BioSistemicoMeso-instituição

No ambiente de pesquisa, as instituições de assistência técnica e extensão rural (Ater) como o IBS, são categorizadas como meso-instituições. São organizações e instituições que ficam no intermédio de ações de empresas e governos e produtores rurais.

Essas instituições promovem a intermediação do conhecimento técnico e normativo exigido pelo governo e empresas compradoras. Nos estudos dessa área, são abordados modelos para melhoria de práticas de execução de projetos de Ater bem como avaliação de eficiência de tais instituições.

O convênio com a UNICAMP, para além das pesquisas em si, já promoveu a aproximação através de um acordo de cooperação técnica entre o IBS e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) do governo do Estado da Bahia.

Pesquisas Publicadas

Apresentação da pesquisa do LAG no VI Encontro Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa e V Feira do Livro

Assistência técnica e extensão rural uma avaliação dos provedores de um serviço público no brasil

Proposta de modelo para execução do serviço de ATER no Brasil

A Administração de marketing como diferencial para excelência no terceiro setor

Políticas públicas, ações afirmativas e desenvolvimento social

A percepção dos beneficiários e as segmentações dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil

Um modelo de avaliação de executoras de projetos em assistência técnica e extensão rural

A model proposal for the technical assistance and rural extension service execution in Brazil

impacto de Pagamentos de Serviços Ecossistêmicos na Mata Atlântica usando dados geoespaciais

Reflections on Digital Technical Assistance and Innovation for Family Farming: Provision of Technical Assistance Services Post-Covid-19 and Sustainable Rural Development

ESG | Instituto BioSistemicoTeoria da Mudança

Muitos investidores em iniciativas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), sustentabilidade ou de melhoria da cadeia de suprimentos necessitam verificar os resultados alcançados nos projetos (sociais, econômicos e ambientais). Além disso, muitas políticas públicas para o setor agropecuário necessitam de avaliação do seu resultado efetivo. A Teoria da Mudança é uma forma de implantar técnicas de monitoramento e avaliação do impacto dos projetos rurais junto ao produtor, assim como responder junto ao investidor (empresas privadas ou governo) de como foram os resultados das ações executadas.

Pesquisas Publicadas

O que é Avaliação de Impacto

Modelos de avaliação de projetos de pagamento por serviços ambientais: uma revisão da literatura

Voltar ao topo