Notícias

Parceria entre IBS e Unicamp impulsiona a produção científica sobre o agronegócio

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para que um alimento chegue até a mesa do consumidor, é necessário um longo caminho dividido em diferentes etapas, como a pesquisa científica, a produção de insumos usados na produção agropecuária, o transporte, o armazenamento, a industrialização e a comercialização dos produtos. A soma de todas essas operações da cadeia produtiva é o que se conceitua como agronegócio, um dos principais setores da economia no Brasil e no mundo.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tem se destacado no estudo deste setor, por meio do Laboratório de Agronegócio (LAG) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) que funciona no campus da instituição em Limeira-SP. Criado em 2012, o LAG busca desenvolver projetos de pesquisa e difundir conhecimento sobre o agronegócio, com foco no desenvolvimento sustentável do setor.

Para a realização das pesquisas do LAG, a Unicamp conta com parcerias estratégicas com instituições renomadas, como o Instituto BioSistêmico (IBS), organização com sede em Piracicaba-SP, com 17 anos de experiência em execução de projetos de assistência técnica e extensão rural (ATER) em 21 estados, com mais de 80 mil produtores rurais atendidos nas cinco regiões do País, abrangendo uma área de 2.375.818 hectares.

“A vasta experiência do IBS com os produtores rurais de todas as regiões tem facilitado a realização das pesquisas entre esse público. A academia agora tem as informações para fazer as análises. Coletamos os dados do mercado, os analisamos e assim propomos soluções ao mercado em nossos estudos”, destaca o coordenador do LAG, o professor Dr. Christiano França da Cunha – docente da FCA/Unicamp.

Para o professor Christiano, a parceria entre a Unicamp e o Instituto BioSistêmico tem sido bastante produtiva, com publicações de artigos em importantes periódicos científicos, participação em eventos durante o ano de 2023, como o Congresso da SOBER, Workshop do Projeto Regenera Cerrado, XLVII Encontro da ANPAD, XXVI Seminários em Administração e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Entre as publicações, “Um estudo do impacto de Pagamentos de Serviços Ecossistêmicos na Mata Atlântica usando dados geoespaciais” ganhou o prêmio de artigo mais inovador na área de administração pública do  XLVII Encontro da ANPAD de 2023.

Pesquisa e Desenvolvimento

O IBS integra a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Laboratório de Agronegócio, com estudos desenvolvidos em três segmentos: marketing no agronegócio, meso-instituições e teoria da mudança. Os artigos publicados a partir da parceria entre IBS e Unicamp estão disponíveis também no site do Instituto BioSistêmico.

A maior parte das pesquisas realizadas são na área de meso-instituições, que são organizações como o IBS, que promovem a intermediação do conhecimento técnico e normativo exigido dos produtores pelo governo e pelas empresas compradoras para as perfeitas condições solicitadas da produção agrícola almejada. Nos estudos dessa área, são abordados modelos para melhoria de práticas de execução de projetos de ATER, bem como avaliação de eficiência de tais instituições.

Conforme pontua o diretor do IBS, Ricardo Cerveira, nesta parceria com a Unicamp, o IBS se aproxima ainda mais das pesquisas recentes no setor do agronegócio, além de desempenhar um papel importante ao compartilhar experiências identificadas na execução de projetos de desenvolvimento sustentável do meio rural

“Ao unir a expertise do IBS à excelência acadêmica da Unicamp, contribuímos para impulsionar as pesquisas de ponta, abrindo caminho para inovações sustentáveis no setor”, destaca Cerveira, que é doutorando em administração da FCA/Unicamp e integra a equipe de pesquisadores do LAG.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo