Nós Apoiamos o Pacto Global

 

ungc-endorser-pt-rgb Desde 2017, o Instituto BioSistêmico (IBS) tem se comprometido com a iniciativa de responsabilidade corporativa do Pacto Global das Nações Unidas e seus princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.”

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Quem integra o Pacto Global das Nações Unidas também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que é fruto do aprendizado dos Objetivos do Milênio, e foi construída em negociações até 2015 com os atores globais, com vigência a partir de 25 de setembro, sendo um pacto global, “um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.” (ONU, 2015)

Em suas ações, o IBS trabalha considerando as 169 metas que compõem os 17 Objetivos, alinhando a execução com a busca pelo desenvolvimento sustentável nos projetos em que atua.

Apresentamos uma análise dos Objetivos e ações do IBS:

ODS Objetivo Nossas ações
ods-01 Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares Elaboração e execução de projetos de assistência técnica para agricultores familiares para promoção da inclusão social e aumento da renda em várias regiões do país.
ods-02 Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Emprego de assistência técnica que busca primeiramente a segurança alimentar dos agricultores familiares, uso de técnicas sustentáveis para aumento da produtividade e melhoria progressiva do sistema de produção.
ods-03 Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades Difusão de técnicas e informações para redução do uso de agrotóxico e/ou de grupo toxicológico menos agressivo nos projetos executados.
ods-04 Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos Promoção de trocas de experiência entre agricultores familiares, jovens e crianças durante os projetos a fim de estimular a aprendizagem sobre alimentação saudável e agricultura sustentável.
ods-05 Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas Emprego de assistência técnica inclusiva para mulheres e jovens, buscando empoderar sua atuação na tomada de decisão nos assuntos da propriedade, sucessão familiar e participação ativa nas organizações sociais.
ods-06 Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos Aplicação de técnicas produtivas e sociais e que visam o uso eficiente e preservação da água.
ods-07 Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos Execução de projeto de apoio à produção de biodiesel, contribuindo para a disponibilização de combustível renovável.
ods-08 Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos Promoção do aumento da produtividade e aplicação de tecnologia adaptada à realidade local, com uso mais eficiente dos recursos e redução da degradação ambiental.
ods-09 Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Execução de projetos para implantação de modernização de pequenas unidades de transformação de alimentos, buscando agregação de valor e inserção de mercado da produção agropecuária sustentável.
ods-10 Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles Elaboração e execução de projetos produtivos e sociais que promovem a inclusão das pessoas, independentemente de sua condição e convicções.
ods-11 Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis Promoção da interação entre as áreas urbanas e rurais por meio de espaços de integração e comercialização.
ods-12 Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis Promoção da produção e consumo sustentáveis através da difusão de tecnologia, gestão e uso eficiente dos recursos.
ods-13 Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos Disseminação de tecnologias e informações que possibilite mitigação dos impactos às mudanças climáticas nos sistemas produtivos.
ods-14 Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável Promoção do uso racional de insumos e uso do solo de forma a reduzir a carreação de nutrientes e partículas para os rios e oceanos.
ods-15 Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Promoção da racionalização do uso dos meios produtivos de forma a mitigar o impacto sobre o solo, florestas e cursos d´água.
ods-16 Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis Fortalecimento das organizações sociais de agricultores familiares para inclusão e tomada de decisão responsiva.
ods-17 Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável Mobilização de parceiros privados e públicos para aplicação de recursos para o desenvolvimento sustentável de agricultores familiares.

Para demonstrar seu envolvimento contínuo com o UN Global Compact, os participantes não empresariais devem enviar um COE (Comunicação de Engajamento) a cada dois anos. O COE divulga às partes interessadas atividades específicas que um participante não comercial realiza em apoio ao Pacto Global da ONU.

Nos links a seguir, apresentamos nossa Comunicação de Engajamento com os esforços do Instituto BioSistêmico para contribuir com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas ações conjuntas com parceiros e colaboradores.

Comunicação de Engajamento – IBS – 2023

Comunicação de Engajamento – IBS – 2021

Comunicação de Engajamento – IBS – 2019

Voltar ao topo