Representação Institucional

O Instituto BioSistêmico (IBS) tem a missão de promover o desenvolvimento rural e a sustentabilidade nos diversos projetos que executa, em diferentes regiões do País. Como instituição prestadora de serviços agropecuários, o IBS amplia sua atuação por meio da representação institucional, colaborando junto a diferentes organismos para a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil e no mundo.

Está representado em diferentes organismos públicos, governamentais e não governamentais, e entidades que compõem a sociedade civil organizada. São espaços de representação com abrangência municipal, estadual, nacional e internacional, relacionados aos segmentos em que o IBS atua.

Instituição e
Abrangência
Descrição Atuação
FIL/IDFFIL/IDF
Internacional
Em fevereiro de 2019, o Brasil iniciou, oficialmente, os trabalhos de engajamento na mais importante organização internacional do setor lácteo, a Federação Internacional do Leite ( FIL/IDF), com a aprovação do Comitê Brasileiro. Foi um evento histórico para o setor lácteo. O retorno do Brasil à FIL/IDF foi liderado pelo G100, em parceria com as associações – ABLV e ABIQ. O IBS passou a integrar a FIL-IDF em setembro de 2020. A adesão do IBS se deu por meio do Comitê Brasileiro FIL-IDF, com aprovação para participação nos seguintes subcomitês da organização: Normas e Legislação, Gestão e Sistemas Produtivos, Saúde e Bem Estar Animal, além de Meio Ambiente.
CTAOCTAO
Nacional
A Câmara Temática da Agricultura Orgânica (CTAO) é ligada diretamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Representa os diversos segmentos do movimento orgânico brasileiro e é composta por 29 instituições: associações e federações, representante dos consumidores, órgãos públicos e uma instituição bancária. O Instituto BioSistêmico passou a integrar oficialmente a Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO), em janeiro de 2020. Os representantes do IBS são o diretor Ricardo Cerveira, como titular, e a diretora de agricultura do IBS, Priscila Terrazzan Callegari, como suplente.
CPORG/SPCPORG/SP
Estado de
São Paulo
A Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (CPORG/SP) é composta paritariamente por representantes de organizações não governamentais e entidades governamentais, reunidas em torno do desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica no Estado de São Paulo. Integra-se com as comissões dos demais Estados e Distrito Federal, sob a coordenação da Subcomissão Temática de Produção Orgânica (STPOrg). O IBS é membro da CPORG/SP desde 2006, atuando como representante de organizações prestadoras de serviços de ATER. Em Assembleia realizada no dia 27/07/2015, o diretor do IBS, Ricardo Cerveira, foi eleito para coordenação da comissão, na condição de titular.
Conselho do PESM - NITAConselho do PESM – NITA
Estado de
São Paulo
O Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itariru (PESM – NITA) tem caráter paritário, integrado por representantes, titulares e suplentes, do poder público e da sociedade civil. Tem o papel de consolidar e legitimar o processo de planejamento e gestão participativa do PESM-NITA, que deve se pautar na proteção da biodiversidade, na valorização da sociodiversidade e no desenvolvimento sustentável no contexto regional. O Instituto BioSistêmico é membro do Conselho do PESM – NITA, conforme Resolução SIMA – 65, de 28/08/2020, com exercício no biênio 2020/2021. A diretora de agricultura, Priscila Terrazan Callegari, é membro titular e a engenheira florestal do IBS, Thais Ribeiro Lima, é membro suplente.
SEAGRISEAGRI
Estado do Paraná
O Sistema de Agricultura – SEAGRI Paraná criou o programa de promoção da Agricultura Orgânica para o Estado, com o objetivo de promover o aumento da produção. Tem como estratégia fundamental a atuação integrada, buscando parcerias com as organizações públicas e da sociedade civil e com outros programas e iniciativas ligadas a agroecologia e agricultura orgânica. Em reunião realizada no dia 5 de outubro de 2020 com os parceiros de ATER no Estado do Paraná e a coordenação do Programa, o Instituto BioSistêmico foi indicado para ocupar a suplência como entidade privada no comitê de ATER.
COMDEMACOMDEMA
Município de Piracicaba/SP
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA) foi instituído pela Lei Municipal nº 4.233 de 27 de dezembro de 1996 (consolidada pela Lei Complementar 251 de 12 de abril de 2010). Tem por objetivo promover a discussão, análise e proposição das diretrizes das políticas públicas ambientais do município de Piracicaba. O Instituto BioSistêmico faz parte do COMDEMA desde 2011, como representante das entidades da sociedade civil. O diretor do IBS Ricardo Cerveira é membro titular e a diretora de agricultura, Priscila Terrazzan Callegari, é membro suplente.
CMCTCMCT
Município de Piracicaba/SP
O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba (CMCT) é formado por representantes do poder público municipal e entidades civis. Tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao podepúblico municipal as diretrizes da política municipal no campo da ciência e tecnologia. O Instituto BioSistêmico passou a integrar o CMTC a partir do Decreto Nº 18.151 de 14 janeiro de 2020. Neste conselho, o IBS é representado pelo diretor Ricardo Cerveira, que é conselheiro suplente.
COMDERCOMDER
Município de Piracicaba/SP
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Piracicaba (COMDER), é um órgão consultivo, deliberativo e reivindicativo. Tem a finalidade básica de fornecer subsídios à elaboração e execução da política de desenvolvimento rural do município de Piracicaba. O Instituto BioSistêmico passou a integrar o COMDER por meio do Decreto Nº 17.052, de 24 de abril de 2017. Neste conselho, o IBS é representado pelo diretor Ricardo Cerveira, que é conselheiro titular.
Voltar ao topo