Notícias

Programa de agricultura familiar da Cargill inicia os trabalhos da safra 2021/2022

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) realizaram o lançamento da safra de soja 2021/2022 com reuniões e treinamentos para as equipes de assistência técnica que atuam no programa de agricultura familiar da Cargill. No dia 12/08, foi realizada a reunião em Dourados-MS e, no dia 17/08, em Goiânia -GO. Nas duas ocasiões, os encontros foram conduzidos pelo coordenador de selo social da Cargill, Gunther Voigtlander, e pela diretora de agricultura do IBS, Priscila Terrazzan Callegari.

Durante os treinamentos, as equipes receberam orientação dos trabalhos a serem realizados com os devidos prazos de execução, além dos brindes que serão distribuídos aos agricultores nesta safra: um pluviômetro e um diário de campo de bolso. No diário, o produtor irá registrar os índices pluviométricos coletados pelo pluviômetro e as operações de campo referentes a insumos e aplicações, além da avaliação de incidência de pragas.

“A previsão de chuvas está um pouco menor para esta safra. Por isso, será fundamental reforçar com o produtor as medidas de proteção de solo, com o menor revolvimento possível nas operações pré plantio, visando preservar a umidade do solo. Também será importante atentar para a época de plantio e o correto stand de plantas para que não haja competição por água. Dessa forma, os impactos serão menores em casos de veranicos”, alerta Priscila Callegari.

Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto BioSistêmico participaram das reuniões para orientar as equipes sobre as atualizações no sistema Agrotrace, plataforma de gestão do programa de agricultura familiar da Cargill. “O aplicativo foi atualizado para versão mais recente do sistema Android, o que traz melhorias para o envio dos dados e mais eficiência na dinâmica dos atendimentos”, relata Ricardo Fagmer, coordenador de TI do IBS.

Nesta safra, os tablets foram substituídos por celulares. “É uma importante evolução, já que a capacidade de processamento e armazenamento dos celulares é superior à capacidade dos tablets. Além disso, os celulares já vêm com chip e internet 4G para envio dos dados e processamento com mais facilidade e agilidade”, explica o coordenador de TI.

Para o início dos atendimentos nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, foram reforçadas as orientações das autoridades de saúde em função da pandemia de Covid-19. Nas duas reuniões realizadas pela Cargill e pelo IBS, foram seguidos os protocolos de saúde para esse tipo de evento.

Tópicos: , , , , , , , ,

Voltar ao topo