Notícias

Safra de Soja 2021/2022 superou as expectativas em Minas Gerais e Goiás

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja 2021/2022 no Brasil terá uma queda na produção, estimada em 123,8 milhões de toneladas, uma redução de 10,4% em relação à safra anterior.

Ao contrário do resultado nacional, as regiões atendidas pelo programa de agricultura familiar da Cargill nos estados de Goiás e Minas Gerais apresentaram bons resultados.

Segundo os consultores que atuam em Goiás, da Brasil Bio e da Agro Soluções Rurais, a safra superou as expectativas e foi bem tranquila em relação a pragas e doenças, sem ocorrências relevantes. O clima foi favorável do início ao fim da safra, com boa incidência de chuva. Nas propriedades atendidas em Goiás, a média de soja colhida ficou entre 60 e 85 sacas por hectare.

Em Minas Gerais, nas propriedades atendidas pelo engenheiro agrônomo Emílio de Faria Palhares, as taxas de produtividade foram além das expectativas, segundo ele. “Apesar do grande aumento nos custos de produção, as condições climáticas foram muito favoráveis e permitiram níveis de produtividade acima da média”, afirma Emílio.

O engenheiro agrônomo relata que a maioria dos produtores atendidos em Minas Gerais ficaram entre 65 e 70 sacas por hectare, com algumas áreas com resultado acima de 80 sacas por hectares.

Nos três estados atendidos pelo programa, assim como ocorreu em todo o Brasil, um dos maiores desafios foram os altos custos dos insumos. “As principais orientações foram no sentido de antecipar as cotações de preços dos insumos e diversificar os locais de compra, diante da grande variação de preços entre uma revenda e outra”, relata Emílio.

Mato Grosso do Sul

Dos estados atendidos pelo programa de agricultura familiar da Cargill, o Mato Grosso do Sul foi o que apresentou as menores taxas de produtividade, sobretudo na região Sul do Estado. De acordo com consultores do programa que atuam no MS, o clima foi um dos maiores desafios para os agricultores que enfrentaram geadas antes do plantio e falta de chuvas em períodos importantes do estágio de desenvolvimento das plantações.

A engenheira agrônoma Mariana Saggin, que atua pelo programa de agricultura familiar da Cargill em Ponta Porã, afirma que, para a maioria dos produtores atendidos, foi a pior safra dos últimos anos. “A média da colheita foi abaixo de vinte sacas por hectare nas propriedades que atendo”, ressalta.

“Tivemos um período muito longo de estiagem com mais de 60 dias, além de altas temperaturas registradas no mês de janeiro que afetaram diretamente a produção da soja. Mas tivemos algumas áreas que foram abençoadas com as ditas “chuvas de manga” e chegaram a produzir 50 sacas por hectare”, relata o engenheiro agrônomo Maycon Braga, da Centerplam, que atua na região de Dourados/MS.

Maycon acrescenta que a média da colheita nas propriedades atendidas na região da grande Dourados ficou em torno de 8 sacas por hectare. “Tivemos áreas que o produtor não passou a colheitadeira, pois a produção não pagaria o custo da colheita. Muitos produtores simplesmente abandonaram as áreas, por conta dos altos custos para aquisição dos insumos e justificando que a produção da soja não seria suficiente para cobrir tais custos”, afirma o engenheiro agrônomo.

De acordo com dados divulgados pelo Projeto SIGA/MS, a estiagem provocou queda de 34,6% na produção de soja no Mato Grosso do Sul e o estado concluiu a safra 2021/2022 com 8,6 milhões de toneladas colhidas.

Sobre o programa

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja em diferentes regiões do Brasil.

O Instituto BioSistêmico iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/2012, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

O programa faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Por meio do SBS, iniciativas como o programa de agricultura familiar da Cargill ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias de agricultores.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo