Notícias

Programa de Agricultura Familiar da Cargill lança série de vídeos sobre manejo sustentável do solo

Os vídeos da série educativa contam com a contribuição técnica da Embrapa Solos.

Sensibilizar agricultores e sociedade sobre a importância do manejo sustentável do solo e seus benefícios para o meio ambiente. Com esse objetivo comum, o Instituto BioSistêmico (IBS) elaborou uma série de vídeos educativos que abordam o assunto de forma clara e objetiva para facilitar a compreensão do público.

Os vídeos contam com a contribuição técnica da Embrapa Solos que, por meio de ação vinculada ao Programa Embrapa & Escola, visa a popularização da pesquisa agropecuária brasileira junto às comunidades escolares e a sociedade.

Composta por 10 vídeos de animação, a série foi elaborada no âmbito do programa de agricultura familiar da Cargill – Selo Combustível Social, com base na experiência técnica da Embrapa Solos e do Instituto BioSistêmico. Os roteiros foram produzidos por Priscila Callegari, diretora de agricultura e meio ambiente do IBS, e por Claudio Lucas Capeche, pesquisador da Embrapa Solos.

Já disponível nos canais do YouTube do IBS, o primeiro episódio pode ser acessado neste link. É uma breve introdução sobre manejo sustentável do solo na agricultura, preparando o terreno para os próximos episódios que tratam de temas mais específicos. Os vídeos apresentam diferentes práticas de agricultura regenerativa que se baseia em preservar a saúde e biodiversidade do solo.

Diversidade dos solos e suas características produtivas como fertilidade, infiltração e armazenamento de água no solo, matéria orgânica, porosidade, macro e microrganismos benéficos às plantas são aspectos abordados nos vídeos.

A série também aborda as causas e consequências do manejo inadequado das lavouras, como queimadas, compactação, erosão, perda da fertilidade do solo, poluição e contaminação do lençol freático.

“Nos vídeos, apresentamos práticas conservacionistas que promovem a sustentabilidade da produção agrícola, como análises do solo, fertilizantes alternativos, minerais e orgânicos, preparo do solo em nível, terraceamento, bacias de retenção, consórcio e rotação de culturas, sistema plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, sistemas agroflorestais, entre outros”, destaca o pesquisador Claudio Capeche.

O especialista explica que os solos são a base das atividades agropecuárias, florestais e ambientais e devem ser preservados por meio de práticas agronômicas conservacionistas, garantindo o seu potencial produtivo. Ele pontua que é fundamental garantir que as características físicas, químicas, biológicas e morfológicas dos solos não sejam degradadas pelo manejo inadequado.

“O uso dos solos por meio de sistemas produtivos sustentáveis garante ainda a oferta de água em quantidade e com qualidade para a agropecuária e o meio ambiente e a manutenção da biodiversidade, tanto nas áreas rurais como urbanas, preservando esses recursos naturais tão importantes para a vida, solo, água e biodiversidade”, acrescenta Capeche.

Programa de agricultura familiar da Cargill

Conforme explica Priscila Callegari, o conteúdo da série reflete os ensinamentos compartilhados pelas equipes de assistência técnica do Instituto BioSistêmico no programa de agricultura familiar da Cargill.

“Neste programa, levamos informação e tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável de pequenas propriedades produtoras de soja. Conscientizamos sobre a importância de técnicas conservacionistas como o plantio direto, manejo integrado de pragas, a análise do solo para correção adequada, entre outras práticas que contribuem para uma produção mais sustentável”, relata a diretora do IBS.

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja em diferentes regiões do Brasil. O Instituto BioSistêmico iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/2012, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

O programa faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Por meio do SBS, iniciativas como o programa de agricultura familiar da Cargill ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias de agricultores.

“Estamos muito felizes em poder compartilhar conhecimento que promove o desenvolvimento sustentável para um público maior. E é uma satisfação imensa dividir a produção desta série de vídeos com a contribuição técnica da Embrapa Solos, que integra uma das mais respeitadas instituições de pesquisa agropecuária do nosso país e do mundo”, reforça Priscila Callegari.

Os vídeos serão divulgados semanalmente, nos canais do IBS no YouTube e nas redes sociais das duas organizações. Assistam e compartilhem os vídeos! Quanto mais pessoas conscientizadas, melhor para o futuro do planeta!

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo