Notícias

Programa de agricultura familiar da Cargill distribui pluviômetros para produtores

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os pluviômetros são ferramentas fundamentais na agricultura. Por meio da coleta precisa e regular de dados sobre a precipitação pluvial, os agricultores podem tomar decisões mais conscientes e eficientes, otimizando a produtividade das culturas e garantindo a segurança da produção.

Conscientes da importância desse equipamento para uma gestão mais sustentável da produção de soja, a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) distribuíram novos pluviômetros, nesta safra 2023/2024, para os 1.304 produtores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia e São Paulo.

Juntamente com os pluviômetros, foram distribuídos o manual de instalação e utilização do equipamento, assim como uma planilha para o registro do histórico de chuvas nas propriedades. Os agricultores também receberam uma pasta para guardar os documentos referentes à gestão da lavoura na atual safra.

A cada nova safra, o programa de agricultura familiar da Cargill distribui ferramentas que contribuem para melhorias no processo produtivo das propriedades. Na entrega dos pluviômetros, por exemplo, a equipe de assistência técnica do programa capacita os produtores para o uso correto do equipamento e registro das precipitações.

“Ações como esta, além de serem fundamentais para o desenvolvimento dos agricultores familiares, fazem parte do processo de capacitação oferecido de forma gratuita aos clientes inseridos no programa de agricultura familiar da Cargill. Com o acesso a ferramentas importantes para sustentabilidade da produção, o programa promove conhecimento que gera prosperidade entre os agricultores”, destaca o coordenador de originação do selo social da Cargill, Günther Voigtlander.

Chuvas irregulares

Conforme relatam os consultores que realizam os atendimentos de assistência técnica do programa, o clima foi o grande desafio da safra de soja 2023/2024 nos estados atendidos, com irregularidade no regime de chuvas. De acordo com os engenheiros agrônomos, a falta de chuva e o calor excessivo afetaram as lavouras desde o plantio até a colheita

“Com a escassez de chuva, o produtor precisa estar atento ao volume pluviométrico das áreas da lavoura para saber o momento adequado para iniciar o plantio e para fazer as aplicações, por exemplo. O pluviômetro é um instrumento essencial para uma boa gestão da lavoura”, afirma o engenheiro agrônomo Emílio, consultor da Brasil Bio, que atende os produtores em Minas Gerais.

De acordo com Emílio, a pasta distribuída para os agricultores é um item estratégico para a organização dos documentos. “Ajuda bastante, pois concentra as informações da safra num lugar, o que também facilita a gestão da lavoura”, acrescenta.

“Há casos em que o produtor tem mais de um talhão e cada área tem uma precipitação diferente. Nessas situações, o pluviômetro é uma ferramenta importante para o produtor avaliar o momento certo de cada ação em determinado talhão”, reforça o engenheiro agrônomo Juliano Queiroz, um dos consultores da Brasil Bio que atende o programa de agricultura familiar da Cargill em Góias.

O engenheiro agrônomo Willy Catani Romeiro, consultor do Instituto BioSistêmico que atende o programa no Mato Grosso do Sul, destaca que os brindes entregues pela Cargill e pelo IBS são sempre pautados nas necessidades dos agricultores. “São instrumentos úteis, que ajudam na gestão eficiente da lavoura. No ato da entrega, passamos as orientações para o uso de cada item para que o produtor possa tirar o melhor proveito dessas ferramentas”, relata Romeiro.

Sobre o programa

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja em diferentes regiões do Brasil. O Instituto BioSistêmico iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/2012, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

O programa faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Por meio do SBS, iniciativas como o programa de agricultura familiar da Cargill ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias de agricultores.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo