Notícias

Programa de agricultura familiar da Cargill distribui ferramentas para auxiliar a produção de soja sustentável

Este slideshow necessita de JavaScript.

A cada nova safra de soja, a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) distribuem materiais técnicos aos agricultores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill, nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. São brindes que funcionam como ferramentas de grande utilidade no dia a dia das lavouras, contribuindo para a produção de soja sustentável nas propriedades atendidas pelo programa.

Na última safra 2021/2022, a Cargill e o IBS distribuíram novos pluviômetros para auxiliar e incentivar o monitoramento do volume de chuvas nas lavouras. O pluviômetro é um instrumento meteorológico usado para captar e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um período e local determinados.

Além do pluviômetro, o agricultor recebeu um diário de campo para anotações das precipitações no decorrer da safra, assim como todas as informações referentes à lavoura. O diário de campo facilita o levantamento de custos para o agricultor, pois concentra todas as anotações do que foi feito na lavoura, desde antes do plantio à colheita, com a especificação de todas as despesas.

“São ferramentas importantes para o planejamento da safra de soja, possibilitando uma gestão mais eficiente da lavoura. Além disso, as orientações técnicas passadas pelos consultores do programa ao longo da safra contribuem para uma produção mais sustentável com melhorias nos resultados das lavouras”, destaca Priscila Callegari, diretora de agricultura do IBS.

Em breve, a safra de soja 2022/2023 será lançada no programa de agricultura familiar da Cargill e terá início mais um ciclo de atendimentos de assistência técnica às propriedades. Para o novo ciclo já está programada a distribuição de novos materiais, de acordo com a demanda de cada região.

Sobre o programa

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja em diferentes regiões do Brasil. O Instituto BioSistêmico iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/2012, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

O programa faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Por meio do SBS, iniciativas como o programa de agricultura familiar da Cargill ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias de agricultores.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo