Notícias

Programa da Cargill promove a sustentabilidade na produção de cacau

Este slideshow necessita de JavaScript.

Promover a produção sustentável de cacau, com oferta de um produto de origem conhecida, com melhoria contínua das propriedades assistidas sob um plano de ação, além de apoio em campo para melhoria de longo prazo da produtividade, qualidade e eficiência de custos de produção. Esses são os objetivos do Promise Verified, uma iniciativa da Cargill para verificação de requisitos de sustentabilidade do cacau.

Iniciado em agosto de 2021 nos estados do Pará e da Bahia, o Programa Verificação Cargill é uma alternativa para verificar aspectos de gestão agrícola, ambiental e social que permitem ao produtor rural gerir sua propriedade e controlar sua produção de forma prática, responsável, transparente e sustentável.

“Nas primeiras visitas técnicas, em agosto, foi feita a sensibilização dos produtores e o diagnóstico das propriedades selecionadas. Em novembro, na segunda rodada de atendimento do programa, fizemos as orientações para melhoria das propriedades, com entrega do relatório contendo o plano de ação para cada uma”, explica a engenheira agrônoma Débora Marchini, que coordena as atividades do Instituto BioSistêmico (IBS) no programa, parceiro da Cargill para realização das inspeções internas.

De acordo com Débora, uma nova rodada de atendimentos está em andamento neste mês de março e, atualmente, são atendidas 200 propriedades. Os municípios atendidos no Pará são Uruará, Rurópolis, Medicilândia e Altamira. Na Bahia, os municípios são Gandu, Ituberá, Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Buerarema, Camacã, Arataca, Aurelino Leal, Camamu e Belmonte.

Os produtores rurais que integram o Promise Verified devem estar de acordo com as leis Estaduais e Federais que regulam os direitos dos trabalhadores; recebem orientação de práticas de manejo adequadas e conservação do solo e água, assim como orientação para a gestão correta de resíduos. Além do plano de desenvolvimento da propriedade, o produtor dispõe de ferramentas de autoavaliação para controle interno das conformidades.

“Na Cargill, assumimos a responsabilidade e a oportunidade de atuar em todo o setor, conectando diferentes stakeholders para promover mudanças duradouras. Nosso objetivo é integrar todos os pontos da cadeia de fornecimento de cacau para obter a máxima transparência, usando inovação com tecnologias digitais de ponta. Temos uma visão integrada da sustentabilidade do cacau e trabalhamos com nossos parceiros em prol de uma causa comum: a prosperidade do setor para as próximas gerações”, destaca Erica Pereira, Supervisora de Sustentabilidade, Cacau e Chocolate, Cargill Brasil.

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo