Notícias

Programa 3S entrega planos de ação para o melhoramento contínuo das propriedades

foto-okPropriedades rurais atendidas pelo Programa 3S nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, receberam atendimento dos consultores do IBS, durante o mês de junho, para a entrega das devolutivas, com plano de ação para o melhoramento contínuo de cada empreendimento rural. As devolutivas são o resultado dos diagnósticos realizados nas lavouras produtoras de soja, com avaliação das instalações das propriedades e aplicação de questionários aos produtores.

De acordo com o consultor Fabio Martins Neto, os produtores recebem as devolutivas com uma certa preocupação por conta dos desafios que terão pela frente, o que muda com o avançar dos atendimentos. “Nós discutimos os pontos de melhoria e elaboramos juntos um plano de ação e eles ficam muito satisfeitos, entendem melhor o processo de melhoria contínua e percebem que o diagnóstico e o plano de ação ajudam na gestão do seu negócio, sendo importante ferramenta para a evolução da propriedade”, destaca o consultor que atua no Mato Grosso.

No Pará, a receptividade dos produtores foi excelente, segundo o consultor Flávio Gonçalves que atua na região. “Os produtores gostaram da qualidade e detalhamento do relatório. Quanto aos planos de ação, também ficaram muito satisfeitos. Não se sentiram pressionados por prazos, visto que eles mesmos que estipulam o tempo necessário para cada ação corretiva das não conformidades”, relata.

Nos Estados do Mato Grosso do Sul e Goiás, a receptividade dos produtores também foi muito boa em relação às devolutivas e planos de ação, segundo o consultor Humberto Eduardo Reis que atua no dois Estados. “Os produtores demonstram disposição para implementar as mudanças necessárias. As ações que não demandam grandes investimentos, como as de gestão e boas práticas, estão sendo implementadas primeiramente”, afirma.

Sobre o programa

Um programa de melhoramento contínuo de sustentabilidade das fazendas produtoras de soja que permite o produtor melhorar seus indicadores sociais, ambientais e produtivos. Essa é a proposta do Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis) da Cargill que conta com execução do Instituto BioSistêmico.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo