Notícias

Programa 3S da Cargill conquista equivalência ao nível Prata da norma FSA/SAI

 

O Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis), desenvolvido pela Cargill e implementado pelo Instituto BioSistêmico (IBS), já é referenciado e reconhecido como equivalente ao nível Prata da norma FSA (sigla em inglês para Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda), pertencente à plataforma SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform).

A FSA é uma   ferramenta importante da indústria de alimentos e bebidas para impulsionar a sustentabilidade agrícola e abordar questões como conformidade com a legislação ambiental e social, boas práticas agrícolas e bem-estar dos trabalhadores, entre outros.

A partir dessa referência, é possível avaliar o nível de sustentabilidade nas fazendas e estabelecer uma comparação entre os padrões existentes. O processo FSA 3.0 envolve pontuação em 109 perguntas, além de uma verificação de consistência por um especialista independente aprovado pela Plataforma SAI.

No 3S, as áreas produtoras passam por um diagnóstico e recebem acompanhamento técnico especializado para desenvolvimento de um plano de ação que busca a melhoria contínua das propriedades assistidas, com foco na sustentabilidade da produção.

Agora, o programa da Cargill está apto a fornecer a seus clientes soja, milho, canola e algodão, com equivalência à norma FSA Prata, garantindo assim maior acesso desses insumos aos mercados e clientes mais exigentes.

Sobre o Programa 3S

Desenvolvido pela Cargill com implementação do IBS, o 3S é um programa de melhoramento contínuo focado na sustentabilidade das fazendas que permite ao produtor avançar com seus indicadores sociais, ambientais e produtivos.

A iniciativa fomenta a implementação de práticas sustentáveis na agricultura e o engajamento do produtor rural. As propriedades que participam do programa cumprem requisitos básicos, como desmatamento zero desde 2008, boas práticas agrícolas, bem-estar do trabalhador rural, gestão de gases de efeito estufa (GEE) e melhoramento contínuo dos seus indicadores.

Sobre a Plataforma SAI

A Plataforma SAI (Iniciativa da Agricultura Sustentável) é uma organização sem fins lucrativos que promove a transformação da indústria global de alimentos e bebidas para obter e produzir de forma mais sustentável.

Com mais de 170 membros, de empresas e organizações da cadeia de valor de alimentos e bebidas, a Plataforma SAI está na vanguarda em soluções pioneiras para desafios comuns e na promoção da agricultura sustentável em um ambiente pré-competitivo. Para saber mais visite o SAI Plataform.

Sobre a Avaliação de Sustentabilidade Agrícola

A Avaliação de Sustentabilidade Agrícola (FSA, na sigla em inglês para Farm Sustainability Assessment) é referência única para a agricultura sustentável em todas as culturas cultivadas em qualquer lugar do mundo.

Trata-se de um conjunto de ferramentas para empresas de alimentos e bebidas que permitiu que mais de 200 mil fazendas avaliassem e melhorassem suas práticas agrícolas, verificando-as de forma independente em uma estrutura global. Para saber mais visite o site da SAI.

Para obter mais informações, visite Cargill.com

Informações para Imprensa

Felipe Fonseca – [email protected] / (11) 5099-3123

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo