O Instituto BioSistêmico (IBS) participou da 2ª Cacau Expo Campo, no dia 9 de maio, no Centro de Convenções de Ilhéus, na Bahia. A equipe do IBS que participou do evento atua no Promise Cocoa Verified, iniciativa da Cargill para a valorização e profissionalização de produtores de cacau que integram esse programa.
Uma realização da Cargill, o evento teve como objetivo promover conhecimento, tecnologia, rodada de negócios e troca de experiências para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau. Participaram produtores de cacau atendidos no Promise Cocoa Verified, além de produtores da região.
Na programação de palestras, o IBS apresentou os temas gerenciamento de fazendas sustentáveis e gestão de pessoas na propriedade rural. Conduzida pelas consultoras do IBS Débora Marchini e Laiz Melo, a palestra abordou tópicos importantes, como benefícios da sustentabilidade como estratégia de mercado, ferramentas disponíveis ao produtor, boas práticas trabalhistas, gestão de conflitos, questões de gênero e trabalho infantil.
Na tenda da Cargill, o Instituto BioSistêmico realizou rodadas de oficina sobre microrganismos eficientes conduzida por Thais Lima, consultora do IBS e engenheira florestal. Além da equipe do IBS no Promise Cocoa Verified, o espaço contou com a presença de profissionais do time de sustentabilidade da Cargill.
Thais Lima explica que os microrganismos eficientes são seres vivos simples encontrados na natureza, em solos férteis e equilibrados. Coletados em áreas de mata nativa, esses aliados da agricultura desempenham um papel fundamental na promoção do equilíbrio do solo, contribuindo diretamente para o crescimento vigoroso e a sanidade das plantas.
“Essa técnica, por ser sustentável, de baixo custo e de fácil implementação, torna-se uma ferramenta poderosa para os agricultores, especialmente para aqueles com recursos limitados. Nas oficinas durante a 2ª Cacau Expo Campo, ensinamos aos produtores como montar armadilhas para coletar microrganismos eficientes, preparar a solução para aplicação nas plantações”, relata Thais Lima.
Para Paula Santana, coordenadora de desenvolvimento de produtores de cacau da Cargill, é importante difundir técnicas como a dos microrganismos eficientes, que são uma alternativa de baixo custo e que ainda contribuem para preservar o meio ambiente.
“É fundamental ensinar pequenos e médios produtores de cacau uma alternativa de cuidado com a lavoura, na qual ele consegue fazer o produto dentro da própria propriedade. Isso é importante para que ele também tenha essa autonomia de escolher qual tipo de insumo irá utilizar em sua lavoura”, destaca Paula Santana.
Promise Cocoa Verified
Iniciativa da Cargill para verificação de requisitos de sustentabilidade do cacau, o Promise Cocoa Verified busca promover a produção sustentável de cacau, com oferta de um produto de origem conhecida e o aprimoramento contínuo das propriedades assistidas sob um plano de ação. O programa também oferece apoio em campo para melhoria de longo prazo na produtividade, qualidade e eficiência de custos de produção.
Parceiro da Cargill nesta iniciativa com atuação nos estados da Bahia e do Pará, o Instituto BioSistêmico executa a assistência técnica relacionada à norma do programa e realiza a auditoria interna para auxiliar o produtor a participar do programa e ter uma melhoria dos pontos chaves de gestão da propriedade.
O Promise Cocoa Verified é uma alternativa para verificar aspectos de gestão agrícola, ambiental e social que permitem ao produtor rural gerir sua propriedade e controlar sua produção de forma prática, responsável, transparente e sustentável.