Notícias

IBS realiza capacitações em rastreabilidade no projeto Conexão Mata Atlântica

Produção de alimentos no sistema agroecológico, em propriedade atendida pelo IBS no Conexão Mata Atlântica.

Produção de alimentos no sistema agroecológico, em propriedade atendida pelo IBS no Conexão Mata Atlântica.

O Instituto Biosistêmico (IBS) realizou, durante o segundo semestre de 2020, oficinas de capacitação em rastreabilidade para os agricultores do Projeto Conexão Mata Atlântica, Território do Itariru. Ao todo, foram capacitadas quatro associações e uma cooperativa.

A rastreabilidade é uma ferramenta com inúmeros procedimentos que permite o monitoramento de todas as etapas percorridas na cadeia produtiva. Com isso, é possível identificar os responsáveis pelo produto desde produção o(a) agricultor(a) familiar, passando pelos intermediários até o ponto de venda ao consumidor.

Tem o objetivo de monitorar e controlar o uso de resíduos de defensivos agrícolas ao longo da cadeia produtiva “in natura” para alimentação humana. Está baseada na Instrução Normativa Conjunta (INC) n° 02 de 7 de fevereiro de 2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

É um incentivo a mais na utilização correta de insumos agrícolas, obedecendo as recomendações e oferecendo condições de identificar em qual parte da cadeia produtiva está o responsável pelo descumprimento das normas que poderá causar risco a saúde do consumidor.

Todos que fazem parte das etapas das cadeias produtivas de Hortaliças e Frutas, desde o campo até o consumidor final deverão ser rastreados, agricultores, empreendimentos (associações e cooperativas, agroindústrias, distribuidoras e transportadoras, atacados e varejos).

Nas capacitações realizadas pelo IBS, os produtores rurais foram orientados pela engenheira agrônoma Erika Fujita, no passo a passo para a implementação da rastreabilidade em suas propriedades e culturas. Para isso, foram fornecidos cadernos de campo, desenvolvidos pelo Instituto Biosistêmico, que facilitam as anotações necessárias em cada etapa do processo.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo