Notícias

IBS inicia nova etapa na execução do Conexão Mata Atlântica na região do PESM-NITA

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto BioSistêmico (IBS) executa a assistência técnica e extensão rural (Ater) no Projeto Conexão Mata Atlântica, desde maio de 2018, atendendo produtores da região do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itariru (PESM-NITA), no Estado de São Paulo. Após concluir um ciclo de três anos de atendimentos nesta região, o IBS iniciou um novo ciclo de Ater no projeto a partir da primeira semana de dezembro.

“O objetivo desta nova etapa é capacitar os agricultores para que, ao final, tenham seus caminhos abertos e possam dar continuidade nas ações executadas ao longo de todo o projeto”, destaca Thais Lima, coordenadora das atividades do IBS no Conexão Mata Atlântica.

Na nova etapa, o IBS segue atendendo 310 produtores nos municípios de Itariri, Miracatu, Pedro de Toledo e Peruíbe, abrangendo uma área de 69.968 hectares. “Continuamos com os acompanhamentos técnicos nas propriedades, associações e coletivos, capacitações técnicas, assim como as ferramentas de suporte financeiro: o pagamento por serviços ambientais (PSA), certificação e cadeias de valor sustentável (CVS)”, complementa Thais Lima.

Ao longo dos primeiros três anos de execução do Instituto BioSistêmico no Conexão Mata Atlântica, foram trabalhadas as técnicas de produção sustentável, o aumento da produção, a diversificação da produção, além da certificação orgânica. “Estamos a caminho da maturidade do projeto e o principal impacto está relacionado ao acesso a mercados. Esse deve ser um dos principais pontos a serem trabalhados na próxima etapa”, afirma Priscila Callegari, diretora de agricultura do IBS.

Atividades de avaliação

Para a conclusão do primeiro ciclo de atendimentos, o IBS realizou uma série de reuniões e atividades de avaliação nos últimos meses. Foram realizadas quatro reuniões com instituições parceiras e duas com os beneficiários do projeto.

Uma das ações foi realizada no município de Miracatu, no Sítio Arara Dourada, onde a beneficiária Laura Araújo e sua família produzem e processam frutas e olerícolas, além de participarem da feira orgânica de Santos.

Outra atividade foi realizada no município de Peruíbe, na loja de produtos orgânicos Matativa, do beneficiário Felipe Correia, que produz e processa palmito e frutas certificado pelo IBD. Esta atividade contou com a participação de agricultores da Associação dos Empresários Rurais de Pedro de Toledo, Comunidade Marianos e agricultores certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD).

Nessas ações, os pontos mais debatidos foram o acesso a mercados e as estratégias para diversificação para garantir nichos de mercado com valor agregado. “Outro ponto merecedor de atenção, que também apareceu nas atividades em destaque foram as ações para mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas: o acesso a tecnologias alternativas para abastecimento de água e energia elétrica, além de especificidades da região em relação ao clima e às culturas trabalhadas a campo”, relata Thais Lima.

Também foram realizadas atividades em formato virtual com instituições parceiras dos municípios atendidos pelo IBS na região. O objetivo foi promover a troca de informações e evidências das ações já executadas, bem como debater propostas para a execução no próximo período.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo