Notícias

IBS apresenta resultados alcançados no estado de Goiás durante o Seminário Soja Plus 2021

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante o Seminário Soja Plus 2021, realizado no dia 02/09, com transmissão ao vivo por meio de plataforma de videoconferência, o Instituto BioSistêmico (IBS) apresentou os resultados alcançados pelo programa desde 2018 na execução da assistência técnica em propriedades sojicultoras do estado de Goiás. Na ocasião, também foram apresentados os resultados obtidos pelos trabalhos realizados nos demais estados em que o Soja Plus está presente.

Desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e parceiros desde 2011, o Soja Plus tornou-se o maior programa privado de assistência técnica rural do país, com foco na gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural. Está presente nos principais estados sojicultores do Brasil: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí.

“Neste último ano, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, conseguimos intensificar as atividades técnicas desenvolvidas nas propriedades rurais nos estados participantes, mérito indiscutível do trabalho brilhantemente realizado pelos supervisores de campo”, destaca o gerente de Sustentabilidade da ABIOVE, Bernardo Pires, que apresentou um balanço dos 10 anos de atividades do programa durante a abertura do evento.

Em uma década de trajetória, o Soja Plus ofereceu cursos para 7.830 produtores, prestou assistência técnica em 2.990 fazendas, que representam uma produção de 13 milhões de toneladas de soja (10% da produção brasileira da oleaginosa). Em área, o programa abrange aproximadamente 3,7 milhões de hectares. Para realização deste trabalho, foram investidos recursos financeiros da ordem de R$ 33 milhões de reais, que foram aplicados diretamente nas fazendas.

Frente ao grande sucesso do programa, que mantém seu índice de 98% de aceitação no meio rural, a grande novidade anunciada pelo presidente executivo da ABIOVE, André Nassar, durante o evento, foi a expansão do Soja Plus para outras culturas agrícolas, que passará a se chamar AgroPlus. Com esta positiva evolução, passarão a ser atendidas propriedades produtoras de trigo, milho, cana-de-açúcar, café, como também de pecuária. Para mais informações, acesse o site: https://agroplusbrasil.com.br/

IBS na execução do Soja Plus Goiás

O Instituto BioSistêmico realiza a assistência técnica do programa desde 2018, por meio de uma parceria entre a ABIOVE e a Cargill, atendendo 16 municípios do estado de Goiás. Anápolis, Caldas Novas, Cristalina, Niquelândia, Piracanjuba e Vianópolis estão entre os municípios atendidos. Em 2020, foram 50 propriedades atendidas pelo programa.

“Na safra 2020/2021, o IBS monitorou uma área total de 56.766 ha, sendo 47.633 ha de área produtiva, com uma produção estimada em 171.479 toneladas de soja. Nesses três anos de trabalho, houve aumento significativo nos índices de sustentabilidade das propriedades atendidas, com melhorias nas áreas de infraestrutura, gestão, boas práticas e meio ambiente”, ressalta a diretora de agricultura do IBS, Priscila Callegari, durante sua apresentação no seminário.

Na ocasião, Priscila também apresentou a experiência do Instituto BioSistêmico na execução do Programa Conexão Mata Atlântica, na região do Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itariru, no estado de São Paulo.

“Demonstramos como funciona o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – no Conexão Mata Atlântica, uma importante ferramenta de incentivo à preservação ambiental nas propriedades rurais. O PSA recompensa proprietários rurais que realizam serviços ambientais, mantendo ou conservando um serviço ecossistêmico essencial”, explica Callegari.

Conforme pontuou a diretora do IBS, até 2023, a previsão é que estes pagamentos totalizem cerca de R$ 2 milhões para os produtores atendidos pelo instituto por meio deste programa. O objetivo dessa apresentação foi esclarecer como funciona essa importante ferramenta que vem sendo estudada pela ABIOVE para integrar o escopo de atuação do AgroPlus.

Tópicos: , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo