Notícias

IBS apresenta a CkeckMilk e palestras técnicas no Estado de Rondônia

Dia Especial sobre Pecuária Leiteira

Dia Especial sobre Pecuária Leiteira

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Instituto BioSistêmico (IBS) participou de eventos voltados ao desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado de Rondônia. Atendendo a convite do Sebrae RO, representantes do IBS realizaram palestras técnicas nos municípios de Mirante da Serra e Nova Brasilândia D’Oeste, assim como uma apresentação da plataforma digital CheckMilk, idealizada para dar suporte para o plano de qualificação dos fornecedores de leite exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Durante o Seminário do Leite, promovido na última quarta-feira, 25/09, no município de Mirante da Serra, o médico veterinário Luiz Sartori, coordenador técnico de projetos do IBS, realizou palestra sobre manejo reprodutivo do rebanho leiteiro. Participaram cerca de 150 produtores atendidos pelo IBS no Programa Leite com Qualidade, desenvolvido pelo Sebrae RO em parceria com o Laticínio Monte Verde.

Nesse seminário, também foram realizadas palestras sobre Qualidade do Leite e Manejo Sanitário do Leite. O evento foi organizado pela unidade regional do Sebrae RO de Ji-Paraná em parceria com o IBS, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER RO) e Laticínio Monte Verde.

No dia 26/09, Luiz Sartori abordou novamente manejo reprodutivo do rebanho leiteiro no município de Nova Brasilândia D’Oeste para um público de cerca de 170 produtores da região. A palestra fez parte da programação do Dia Especial sobre Pecuária Leiteira promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia (SEAGRI RO) e EMATER RO, evento que contou com o apoio do Sebrae RO e do IBS.

Apresentação CheckMilk

Também no dia 26/09, o diretor corporativo do IBS Luís Henrichsen, apresentou a plataforma digital CheckMilk para representantes de 10 laticínios da região central de Rondônia, durante reunião realizada na sede da unidade regional do SEBRAE RO em Ji-Paraná. Participaram desta reunião representantes do MAPA e do Sindicato de Produtores de Leite de Rondônia.

Apresentação da CheckMilk na unidade regional do Sebrae RO de Ji-Paraná.

Apresentação da CheckMilk na unidade regional do Sebrae RO de Ji-Paraná.

“A apresentação foi muito bem recebida pelos empresários do setor de leite da região. Com as novas exigências estabelecidas pelo MAPA para os fornecedores de leite, essa é uma ferramenta importante e estratégica para a cadeia produtiva do leite, pois dá suporte para o plano de qualificação dos fornecedores de leite. Como uma forma de destacar soluções disponíveis no mercado que atendam à legislação em vigor, convidamos o IBS a apresentar o CheckMilk para os empresários da nossa região”, destacou Marcileide Zirondi, analista do Sebrae em Rondônia.

O CheckMilk é uma plataforma digital para qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite que busca elevar a qualidade, a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade na produção leiteira. Foi idealizada pelo IBS para dar suporte à implementação do plano de qualificação de fornecedores de leite, que está previsto nas novas regras estabelecidas pelo MAPA para a produção de leite no país.

Entre as novas regras, está a Instrução Normativa (IN) Nº 77 /2018, publicada pelo MAPA em 26 de novembro de 2018 e que passou a vigorar a partir do dia 31 de maio deste ano. Na IN 77/2018, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

A elaboração do CheckMilk fundamenta-se no Art. 6º da IN Nº 77 /2018, que determina que o estabelecimento deve manter, como parte de seu programa de autocontrole, o plano de qualificação de fornecedores de leite, o qual deve contemplar a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de todos os seus fornecedores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias.

Uma das peças chave do CheckMilk é o checklist digital para levantamento de informações dos fornecedores de leite, com questionário composto de 160 itens para verificação das condições das propriedades. Esse questionário é estruturado de acordo com os critérios contidos nas IN Nº 77/2018 e com o Guia de Boas Práticas na Pecuária de Leite, publicado pela FAO em 2013.

Para mais informações sobre o CheckMilk, clique aqui!

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo