Notícias

CheckMilk é a mais recente inovação do IBS voltada à qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite

CheckMilk

Uma plataforma digital para qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite que busca elevar a qualidade, a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade na produção leiteira. Assim pode ser definido o CheckMilk, a mais recente inovação do Instituto BioSistêmico (IBS), pensado para dar suporte à implementação do plano de qualificação de fornecedores de leite, que está previsto nas novas regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a produção de leite no país.

Entre as novas regras, está a Instrução Normativa (IN) Nº 77 /2018, publicada pelo MAPA em 26 de novembro de 2018 e que passa a vigorar a partir do dia 31 de maio deste ano. Na IN 77/2018, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

A elaboração do CheckMilk fundamenta-se no Art. 6º da IN Nº 77 /2018, que determina que o estabelecimento deve manter, como parte de seu programa de autocontrole, o plano de qualificação de fornecedores de leite, o qual deve contemplar a assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de todos os seus fornecedores, com foco em gestão da propriedade e implementação das boas práticas agropecuárias.

Uma das peças chave do CheckMilk é o checklist digital para levantamento de informações dos fornecedores de leite, com questionário composto de 160 itens para verificação das condições das propriedades. Esse questionário é estruturado de acordo com os critérios contidos nas IN Nº 77/2018 e com o Guia de Boas Práticas na Pecuária de Leite, publicado pela FAO em 2013.

A partir das informações captadas no questionário, é gerado um relatório com apontamento dos resultados do checklist e indicação do grau de conformidade de cada item avaliado, estruturados nos seguintes tópicos: Saúde Animal, Nutrição, Higiene da Ordenha, Bem-Estar-Animal, Meio Ambiente e Gestão Socioeconômica.

Para orientação técnica, o CheckMilk disponibiliza um canal de atendimento e suporte técnico remoto para orientações de solução dos itens em não conformidade do produtor. Os atendimentos são realizados por equipe de profissionais das ciências agrárias com experiência em consultoria de boas práticas na pecuária leiteira.

“O CheckMilk disponibiliza aplicativo para a coleta digital das informações contidas no questionário do plano de qualificação de fornecedores. Assim que estabelecida uma conexão de internet, os dados são carregados automaticamente. A plataforma proporciona a guarda digital de toda a documentação gerada na implantação e execução dos planos de qualificação, o que ficará disponível para auditorias e outras verificações quando for necessário”, destaca o diretor corporativo do IBS, Luís Henrichsen.

A plataforma foi apresentada, pela primeira vez, na Fazenda Digital do Sebrae Minas, durante o Encontro de Bons Negócios da Certrim, realizado entre os dias 15 e 17 de maio em Uberaba/MG.

As próximas apresentações estão previstas para os seguintes eventos e datas:

Rondônia Rural Show – Ji-Paraná/RO – 22 a 25 de maio

Agrotecnoleite da Complem –  Morinhos/GO – 22 a 24 de maio

Campo Grande Expo – Campo Grande/MS  – 29 de maio a 1º de junho

AGRIPESE – São Gabriel do Oeste/MS – 07 de junho

 

Confira as imagens da participação do CheckMilk  no Encontro de Bons Negócios da Certrim!

Tópicos: , ,

Voltar ao topo