Notícias

Estudo realizado pelo IBS em parceria com a Unicamp é premiado como artigo inovador

Um estudo do impacto de Pagamentos de Serviços Ecossistêmicos na Mata Atlântica usando dados geoespaciais foi premiado como artigo inovador no XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

O XLVII Encontro da ANPAD – EnANPAD 2023 – teve como tema central “Rigor, relevância e impacto da pesquisa em Administração” foi realizado de 26 a 28 de setembro de 2023 presencialmente em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O estudo premiado como artigo inovador foi baseado em uma pesquisa realizada pelo Instituto BioSistêmico (IBS) em parceria com a Unicamp, por meio do Laboratório de Agronegócio (LAG), no âmbito do projeto Conexão Mata Atlântica.

A produção do artigo contou com a participação dos pesquisadores da Unicamp: Ricardo Cerveira, que é diretor do IBS, além das pesquisadoras Nágela Bianca do Prado e Gabriela Tonini, com a coordenação do Professor Dr. Christiano França da Cunha – docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp).

“Este congresso é um dos mais importantes e maiores congressos em administração do Brasil e no mundo. Por isso, receber este prêmio de artigo mais inovador foi uma grande honra para nossa equipe e nos indica que esta nossa pesquisa atingiu o seu maior objetivo: um aumento do benefício da sociedade por meio das divulgações dos seus resultados”, afirma o Professor Dr. Christiano França da Cunha.

De acordo com Ricardo Cerveira, o estudo atuou numa prática consolidada para o desenvolvimento sustentável, que é o Pagamento por Serviços Ecossistêmicos (PSE). No projeto Conexão Mata Atlântica, o PSE é uma ferramenta que visa beneficiar os proprietários rurais com recursos financeiros para garantir a conservação e o manejo adequado por meio de atividades de proteção e de uso sustentável do solo.

Cerveira acrescenta que, no estudo, foi evidenciado cientificamente que há um aspecto positivo efetivo na implementação de PSE no bioma Mata Atlântica com efeito a recuperação de mata nativa. “Portanto, o PSE se torna uma ferramenta validada para ampliação de áreas de recuperação de Mata Atlântica”, pontua.

“Dentre mais de 800 trabalhos publicados, tivemos o reconhecimento de ser considerado o artigo mais inovador. Isso demonstra que um dos preceitos do IBS, que é a inovação, está presente em todo momento e em todas as ações que desenvolvemos”, destaca o diretor Ricardo Cerveira.

Sobre o Conexão Mata Atlântica

Projeto de recuperação e proteção dos serviços do clima e da biodiversidade do corredor sudeste da Mata Atlântica brasileira, o Conexão Mata Atlântica é desenvolvido pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) no Estado de São Paulo. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) está à frente da gestão dos recursos e o financiamento é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos do Global Environmental Fund (GEF).

Desde 2018, o Instituto BioSistêmico executa a assistência técnica e extensão rural do projeto, na região do entorno do Parque Estadual Serra do Mar – NITA. Nesta região, são atendidos cerca de 360 produtores nos municípios de Itariri, Miracatu, Pedro de Toledo e Peruíbe, abrangendo uma área de 69.968 hectares.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo