Notícias

Conexão Mata Atlântica está entre os vencedores do 29º Prêmio Expressão de Ecologia

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O projeto Conexão Mata Atlântica foi vencedor da Categoria Conservação de Recursos Naturais do 29º Prêmio Expressão de Ecologia da Revista Expressão nº 166/2023, premiação ambiental com 30 anos de existência, certificada pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante reconhecimento do país no segmento empresarial.

Projeto de recuperação e proteção dos serviços do clima e da biodiversidade do corredor sudeste da Mata Atlântica brasileira, o Conexão Mata Atlântica é desenvolvido pela Fundação Florestal e pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) no Estado de São Paulo. A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) está à frente da gestão dos recursos e o financiamento é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos do Global Environmental Fund (GEF).

Desde 2018, o Instituto BioSistêmico executa a assistência técnica e extensão rural do projeto, na região do entorno do Parque Estadual Serra do Mar – NITA. Nesta região, são atendidos cerca de 360 produtores nos municípios de Itariri, Miracatu, Pedro de Toledo e Peruíbe, abrangendo uma área de 69.968 hectares.

Para Thais Lima, coordenadora das atividades do IBS no projeto, o Prêmio Expressão da Ecologia é um reconhecimento que destaca e celebra os esforços e conquistas de toda equipe no campo da sustentabilidade e da preservação ambiental.

“Esse prêmio não apenas reconhece a excelência das atividades executadas no Conexão Mata Atlântica em prol do meio ambiente, mas também ressalta o comprometimento e a inovação demonstrados por agricultores, parceiros, financiadores e organizações em direção a um futuro mais sustentável”, afirma Thais Lima.

As ações desenvolvidas pelo IBS no projeto apresentam resultados expressivos em relação ao uso do solo e a práticas de produção sustentáveis aplicadas à agricultura na região do entorno do PESM-NITA. A implantação de áreas de sistemas agroflorestais com frutas nativas e o uso de tecnologias sociais para redução de agrotóxicos estão entre os resultados alcançados.

Premiação

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92, o primeiro evento da ONU no Brasil que discutiu as questões ambientais. O objetivo do Prêmio Expressão de Ecologia é divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas.

Na 29ª edição do prêmio, foram inscritos 161 projetos de todo o Brasil, com 26 vencedores. A premiação foi realizada no dia 4 de agosto em Florianópolis-SC, no Costão do Santinho Resort. Na ocasião, Ricardo Cerveira, diretor do IBS, recebeu o prêmio em nome do Instituto BioSistêmico e das instituições parceiras na execução do Conexão Mata Atlântica no Estado de São Paulo.

Para a diretora de agricultura e meio ambiente do IBS, Priscila Callegari, essa importante premiação vem coroar o trabalho desenvolvido ao longo de cinco anos no projeto Conexão Mata Atlântica.

“Estamos muito orgulhosos por esse reconhecimento e gratos por fazer parte da história do projeto Conexão Mata Atlântica que se tornou possível com o financiamento do BID e se concretiza com os produtores, o trabalho da equipe do IBS junto com o PESM-NITA, Fundação Florestal e Finatec. Esse prêmio é de todos nós!”, reforça a diretora do IBS.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo