Notícias

Vaca Móvel e Check-Milk participam do 1º Workshop de Leite e Derivados em Dourados-MS

f710a163-bf9d-4e3b-8139-e4d2ba161dfa

O Instituto BioSistêmico – IBS participou do 1º Workshop de Leite e Derivados promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST) no município de Dourados-MS, nos dias 8 e 9 de agosto. Realizado no auditório do IST, o evento reuniu industriais do segmento de laticínios de Mato Grosso do Sul e produtores rurais, além de pesquisadores, técnicos e acadêmicos, com o objetivo de discutir sobre o cenário da produção no MS e promover soluções para garantir a competitividade do segmento.

Nos dois dias de workshop, o IBS apresentou o trabalho realizado com o Vaca Móvel, projeto que vem contribuindo para promover a qualidade do leite em diferentes regiões do país, há mais de dez anos. A equipe do Instituto BioSistêmico também apresentou o Check-Milk, plataforma digital lançada pelo IBS, que dá suporte à implementação do plano de qualificação dos fornecedores de leite previsto na IN Nº 77/2018. A receptividade do público foi excelente em relação às tecnologias apresentadas pelo IBS, pois colaboram para qualificar produtores, atendendo às exigências do mercado atual.

Durante a abertura do evento, o gerente do Senai de Dourados, Gilberto Evídio Schaedler, destacou que o segmento do leite no país vive um momento importante com a abertura do mercado chinês para o produto brasileiro. “O 1º Workshop de Leite e Derivados do IST Alimentos e Bebidas não poderia ser realizado num momento mais propício. O grande objetivo aqui é trazer informações interessantes sobre o segmento e preparar a cadeia aqui do Estado para os novos desafios”, afirmou.

Ele completou que é fundamental que os produtores e industriais de Mato Grosso do Sul busquem cada vez produzir um leite de qualidade. “A ideia é mostrar aos empresários e produtores soluções integradas que possam agregar valor à indústria de leite e derivados, disponibilizando pacotes customizados para atender o setor de forma diferenciada, disseminando novas tecnologias, melhorando processos, agregando valor e contribuindo para o fortalecimento e competitividade das empresas do segmento de lácteos”, completou.

Na avaliação da presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes, o evento é uma oportunidade de reunir produtores e indústrias para falar sobre qualidade do leite, legislação, tendências para o segmento e as novas tecnologias que já estão disponíveis aqui no Senai. “Achei uma iniciativa muito boa, porque realmente a cadeia toda precisa desse tipo de encontro para troca de experiências e também para ter mais conhecimento. Acredito que esse é primeiro workshop de muitos, que só tem a contribuir para o desenvolvimento do segmento”, considerou.

A gerente regional do Sebrae/MS em Dourados, Flávia Rosa Santos, reforçou a necessidade da qualificação dos produtores para garantir um leite de qualidade no Estado. “A nossa missão é ajudar principalmente a pequena empresa e o pequeno produtor também é um empresário, então o Sebrae e o Senai são parceiros e estão sempre atuando juntos, sempre com o objetivo de desenvolver nosso Estado”, salientou.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo