Notícias

Regenera Cerrado realiza pesquisa sobre adoção de práticas de agricultura regenerativa

Levantar a percepção de produtores rurais sobre o uso de práticas de agricultura regenerativa, em particular o uso de bioinsumos, é o desafio da equipe de pesquisadores do objetivo 2 do projeto Regenera Cerrado. O trabalho da equipe foi dividido em duas etapas: a realização de diversas entrevistas qualitativas e, num segundo momento, uma pesquisa quantitativa com uma amostra representativa de produtores rurais, com base nos conceitos observados na primeira etapa.

Coordenada pelo Professor Dr. Christiano França da Cunha – docente do curso de graduação, mestrado e doutorado em Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (FCA/UNICAMP), a equipe é composta pela Dra. em Ciências Georgia Bertoni Pompeu – atualmente graduanda do curso de Administração da FCA e pelo MSc. Ricardo Cerveira – aluno de doutorado em Administração da PPGAdm/FCA.

As entrevistas qualitativas, que foram realizadas no início de 2023, consistiram na coleta de dados primários, de forma presencial, com uma seleção chave e importante de alguns pequenos e grandes produtores rurais de Rio Verde e região. Os entrevistados foram divididos em dois grupos: os que adotam a agricultura regenerativa e usam bioinsumos, e os que conhecem essa tecnologia, mas não a adotam.

“A primeira fase foi necessária, pois o assunto que estamos pesquisando, a percepção sobre agricultura regenerativa, é relativamente novo e por isso ainda tem poucas informações consolidadas. Isso faz com que seja necessário conhecer qualitativamente o assunto, mesmo que em um universo mais restrito, ou seja, com algumas entrevistas chaves preliminares para que assim possam ser levantadas algumas hipóteses, que poderão ser testadas na próxima fase, ou seja, em uma pesquisa quantitativa”, explica o coordenador da equipe, Professor Dr. Christiano França da Cunha.

De acordo com ele, a segunda etapa, da pesquisa quantitativa, consiste em coletar dados primários, por meio de entrevistas sobre as hipóteses levantadas na primeira fase, mas agora em uma maior escala, com uma amostra representativa do público entrevistado. Dessa forma, segundo o professor, o objetivo da pesquisa, que é verificar quais as principais barreiras e fatores que favorecem a adoção de práticas de agricultura regenerativa, será atingido.

“A visão de que os produtores rurais são consumidores de insumos ou bionsumos nos ajuda a verificar que, como qualquer consumidor, eles têm diversos elementos que os auxiliam nesta tomada de decisão de adotar ou não determinado bioinsumo”, destaca o professor Christiano.

Pesquisa quantitativa

Após a conclusão das entrevistas qualitativas, foi elaborado um questionário que está, neste momento, sendo divulgado aos produtores rurais de grãos de todo Brasil. O trabalho de divulgação está sendo realizado de forma intensa, através dos grupos de produtores, como o GAAS, GAPES, COMIGO e APROSOJA, além da ação local dos técnicos do Instituto BioSistêmico.

“O produtor rural possui características, comportamentos e anseios específicos e as áreas das Ciências Agronômicas e Sociais permitem que o grupo de pesquisadores analisem tanto a percepção do produtor, quanto os interesses produtivos e financeiros, essenciais em qualquer profissão”, pontua a pesquisadora Georgia Bertoni Pompeu.

Sobre o projeto

O Regenera Cerrado tem como objetivo disseminar técnicas de agricultura regenerativa, respaldadas cientificamente e que sirvam de exemplo escalável de produção de soja e milho para o Brasil e para o mundo.

Criado no Instituto Fórum do Futuro, em 2022, o projeto conta com o patrocínio da Cargill, execução operacional do Instituto BioSistêmico (IBS) e parceria de 10 instituições nacionais e 12 fazendas da região no entorno do município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

As instituições parceiras no Projeto Regenera Cerrado são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), o Instituto Federal Goiano, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB).

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Instituto Fórum do Futuro! https://www.forumdofuturo.org/regenera-cerrado

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo