Notícias

Projeto Regenera Cerrado realiza workshop em Rio Verde-GO para divulgação de resultados preliminares

Promover o conhecimento sobre práticas de agricultura regenerativa a partir de exemplos práticos e da divulgação de resultados preliminares das pesquisas em andamento em fazendas no sudoeste do estado de Goiás.

Esse é o objetivo do 1º Workshop do Projeto Regenera Cerrado, que reunirá, em Rio Verde-GO, pesquisadores, produtores, estudantes e interessados no tema para debater sobre os desafios e os impactos desta prática de agricultura que prioriza a sustentabilidade da produção agrícola. O workshop, que marca o lançamento oficial do projeto, será realizado no dia 24 de agosto, das 8h às 14h30, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Rio Verde (ACIRV).

Na programação do evento, será realizada apresentação do projeto e dos primeiros resultados das pesquisas em andamento, além do painel que abordará aspectos científico, ambiental, socioeconômico, regulamentar e político da agricultura regenerativa.

A programação conta ainda com um momento de diálogo com a sociedade e de compartilhamento de experiências práticas vivenciadas por produtores que fazem parte do Regenera Cerrado. Tendências de sustentabilidade no mercado de alimentos e biocombustíveis é o tema da palestra de encerramento do evento.

“O 1º Workshop do Projeto Regenera Cerrado marca o início da concretização do principal objetivo desta iniciativa que é disseminar práticas de agricultura regenerativa com respaldo científico. Todo o trabalho que vem sendo realizado desde 2022 pelas equipes de pesquisa juntamente com os produtores começa a tomar forma e apontar alguns caminhos”, destaca Priscila Callegari, diretora de agricultura e meio ambiente do Instituto BioSistêmico (IBS), instituição responsável pela operacionalização técnica do projeto.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Os interessados em participar presencialmente do workshop podem se inscrever no link: https://bit.ly/workshopRC.  Para quem não puder participar presencialmente, será realizada a transmissão ao vivo da programação no canal do IBS no YouTube.

Sobre o projeto

O Regenera Cerrado tem como objetivo disseminar técnicas de agricultura regenerativa, respaldadas cientificamente e que sirvam de exemplo escalável de produção de soja e milho para o Brasil e para o mundo.

Criado no Instituto Fórum do Futuro, em 2022, o Regenera Cerrado conta com o patrocínio da Cargill, execução operacional do Instituto BioSistêmico (IBS) e parceria de 10 instituições nacionais e 12 fazendas da região no entorno do município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

As instituições parceiras no projeto são a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), o Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (GAPES), o Instituto Federal Goiano, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB).

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Instituto Fórum do Futuro!

O quê: 1º Workshop do Projeto Regenera Cerrado

Onde: ACIRV – Rio Verde/GO – Rua Doná Maricota, 199, Jardim Marconal.

Quando: 24 de agosto, das 8h às 14h30

Contato: [email protected]

 

Confira abaixo a programação completa!

 

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo