Notícias

Projeto Leite e Genética retoma atendimentos no RN com medidas de prevenção à Covid-19

leite-e-genetica-2

Depois de um período com as atividades suspensas em função da pandemia de Covid-19, o Projeto Leite e Genética voltou a realizar os atendimentos das propriedades do Rio Grande do Norte, no dia 28/04. Para isso, foi estabelecida uma série de medidas que visam a proteção e a segurança dos produtores e dos médicos veterinários que realizam o atendimento.

Desenvolvido pelo Sebrae RN com execução do Instituto BioSistêmico (IBS) desde 2012, o Leite e Genética, além de impulsionar o melhoramento genético dos rebanhos bovinos potiguares, desempenha um papel importante na promoção da sanidade desses rebanhos, com ações específicas para a melhoria da qualidade da carne e do leite produzidos.

“Para a retomada dos atendimentos, nossa equipe foi treinada no curso de combate à Covid-19 fornecido pelo Ministério da Saúde. Além disso, durante os atendimentos, os médicos veterinários seguirão todas as medidas de prevenção estipuladas para que possam realizar o atendimento com segurança, preservando a própria saúde e a saúde do produtor e dos funcionários que lá estiverem”, destaca o médico veterinário Luiz Sartori, coordenador de projetos do IBS na região Nordeste.

Dentre as medidas de prevenção adotadas, constam a utilização de máscara, luvas descartáveis e álcool 70° para desinfecção das mãos e utensílios durante todos os atendimentos, nos quais será respeitado o distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre uma pessoa e outra. Além disso, não será permitida aglomeração de pessoas, não serão compartilhados utensílios de uso comum e os médicos veterinários passarão algumas medidas básicas de combate à Covid-19 para os produtores.

Conforme explica o gestor do Sebrae Acácio Sânzio de Brito, responsável pela coordenação do Leite e Genética, a retomada dos atendimentos com as medidas de segurança é importante, pois o setor não pode parar, já que o mercado de alimentos precisa ser constantemente abastecido. Acácio destaca que o projeto contribui para melhorar os padrões de higiene na produção de leite e de qualidade da carne.

Prorrogação do período de adesões ao projeto

O período de adesões ao Leite e Genética foi prorrogado e seguirá nos meses de maio e junho. Como o atendimento presencial do Sebrae nos escritórios ainda está suspenso em função da pandemia, os produtores interessados podem ligar nos seguintes telefones para dar início ao processo de adesão: (84) 99603-4337, (84) 99962-3022, (83) 99919-0075 ou acessar a landing page do projeto. Acesse aqui a landing page!

Os pacotes de serviços contam com Fertilização In Vitro – FIV (catálogo com 50 touros – 15 raças bovinas), Inseminação Artificial por Tempo Fixo IATF (catálogo de 80 touros – 15 raças bovinas), diagnóstico reprodutivo com ultrassom, análise do leite, além de vacinação de bezerras contra brucelose. Os atendimentos contam com 70% de subsídio do Sebrae, ou seja, produtor irá custear apenas 30% do valor dos pacotes de serviços.

leite-e-genetica

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo