Desenvolvido desde 2014 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Mato Grosso do Sul (Senar/MS), o projeto de Assistência técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite tem como objetivo alavancar a atividade do produtor nas questões financeiras e produtivas, além de ampliar o conhecimento técnico de gestão e empreendedorismo, transformando a propriedade em uma empresa rural. No segundo semestre deste ano, o Senar/MS iniciou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Mato Grosso do Sul (Sebrae/MS) para complementar as atividades desenvolvidas nas áreas de reprodução, qualidade do leite e sanidade animal.
Nessa parceria entre Senar/MS e Sebrae/MS, a execução dos trabalhos é do Instituto BioSistêmico (IBS) que conta com uma equipe dedicada ao projeto, formada por 16 profissionais, entre médicos veterinários e zootecnistas. Os atendimentos envolvem manejo reprodutivo e Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), além da consultoria com o Vaca Móvel, voltada para a promoção da qualidade do leite e sanidade dos rebanhos. Até o momento, estão confirmados 1.100 produtores em 57 municípios, e deverá ocorrer a adesão de mais municípios no decorrer de 2020.
“É um projeto extremamente importante para o Mato Grosso do Sul, pois o Estado não tem a cultura de produção de leite de forma intensiva, o que dificulta a competitividade do estado para essa atividade. Atualmente atendemos 11,2% dos estabelecimentos que trabalham com pecuária de leite (IBGE 2017). Os atendimentos, hoje, são realizados em 57 municípios, ou seja, 72% de cobertura no Estado”, afirma o coordenador do departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Nivaldo Passos.
Nivaldo acrescenta que o projeto tem o papel de promover a melhoria contínua nas propriedades rurais, seguindo cinco etapas que passam pelo diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Ele destaca que, além de um reforço na área reprodução, a parceria viabiliza as análises laboratoriais sobre a qualidade do leite, o que possibilita que os técnicos de campo tenham mais informações, considerando as novas instruções normativas exigidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Sobre as novas exigências no que se refere à qualidade do leite, o Sebrae/MS e IBS realizaram um treinamento da plataforma digital CheckMilk para os técnicos do Senar/MS que atuam no projeto de ATeG em Bovinocultura de Leite, no dia 26/11, no auditório do Sebrae em Campo Grande – MS. A partir desse treinamento, os técnicos do Senar/MS estão habilitados a utilizar essa plataforma concebida pelo IBS para qualificar os fornecedores de leite, de acordo com a Instrução Normativa 77 do MAPA.
De acordo com o coordenador de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, a parceria é inédita e busca a união de esforços para o desenvolvimento da pecuária leiteira do Mato Grosso do Sul. “A ideia é não dividir o nosso público-alvo, o produtor de leite, e sim ampliar o nosso alcance, promovendo o acesso à informação e à tecnologia para um público maior. Dessa forma, não corremos o risco de repetir o que já vem sendo feito pelo Senar/MS, mas complementar e aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido com foco na melhoria dos resultados para as propriedades atendidas”, destaca.