Os agricultores beneficiários do Projeto Conexão Mata Atlântica, do Território “Núcleo Itariru”, realizaram, no mês de agosto, a compra coletiva de insumos para implantação de biofossas com tambores. São as chamadas fossas sépticas econômicas, também utilizadas para o preparo e armazenamento de biofertilizantes.
Ao todo foram adquiridas, com recursos dos próprios agricultores, 80 bombonas de 250 litros, que atenderão à necessidade de 30 beneficiários inscritos na ferramenta de Pagamento por Serviços Ambientais, economizando mais de R$ 3.200,00 para o grupo. A compra coletiva foi organizada pelos extensionistas do IBS e pela Associação dos Empresários Rurais de Pedro de Toledo, que disponibilizou o caminhão para buscar o material em São Paulo.
“Por meio de parcerias como essa é possível fortalecer o poder de negociação, garantir preço justo e consolidar as ações de coletividade dos grupos constituídos”, destaca Thais Lima, coordenadora das atividades do Instituto BioSistêmico (IBS) no Conexão Mata Atlântica.
No Território “Núcleo Itariru”, onde o IBS atua, o Projeto Conexão vai além da execução de práticas sustentáveis para manutenção da biodiversidade, promove as relações humanas, conectando pessoas e valorizando potenciais.