Notícias

Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Horticultura atende agricultores no Paraná

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir do segundo semestre de 2021, o Instituto BioSistêmico (IBS) iniciou a execução do Programa de Desenvolvimento Tecnológico da Horticultura junto à unidade do Sebrae Paraná em Arapongas e Jacarezinho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapongas e a Prefeitura Municipal de Cambará, no norte do Paraná.

Nesta primeira etapa do projeto, estão participando cerca de 40 agricultores familiares que se dedicam ao cultivo de hortaliças e frutas. Por meio desse projeto, eles buscam aumentar a sustentabilidade da atividade, utilizando técnicas produtivas, sociais e ambientais que promovam uma produção mais eficiente e de longo prazo, podendo alcançar uma certificação, como a de orgânico.

De acordo com Odemir Capello, gestor da unidade do Sebrae Paraná em Cambará, o fomento à produção orgânica e a uma agricultura mais sustentável faz parte de um projeto de desenvolvimento regional para que a região se torne referência em produtos diferenciados. “O objetivo é trabalhar as pequenas propriedades para que sejam viáveis economicamente e sustentáveis. E esse trabalho embasa uma estratégia de desenvolvimento regional”, reforça o gestor do Sebrae.

Para Cinara de Marchi Tozatti, gestora da unidade do Sebrae Paraná em Arapongas, o projeto desempenha um papel importante para o desenvolvimento dos agricultores atendidos. “Produtores são empreendedores rurais com potencial de crescimento. Com o produto orgânico, podem se destacar na produção e na qualidade, estando um passo à frente dos demais. Eles já estão fazendo essa transição, muitos participaram do projeto pensando em alcançar o selo de orgânico que é um diferencial importante na hora da comercialização”, relata Cinara.

“Este projeto trouxe aos produtores da agricultura familiar do município de Arapongas a possibilidade de aperfeiçoar os processos de produção de suas culturas, melhorar sua produtividade, com um importante olhar agroecológico no modo de produzir. Através de assistência técnica de qualidade, com atividades individuais ou em grupo, o projeto beneficiou várias famílias que desenvolvem suas atividades no campo”, destaca Vicky Vergara, diretora de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Arapongas.

Trabalho executado pelo IBS

Conforme explica Claudio Pinheiro, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IBS, o trabalho desenvolvido pelo IBS neste projeto visa o desenvolvimento da produção de hortícolas em manejo sustentável. “Esse processo é construído ao longo dos atendimentos individuais e coletivos, compartilhando os desafios e resultados que possibilitem a ampliação da produção, área produtiva e renda”, complementa.

De acordo com o diretor do IBS, a equipe técnica do Instituto BioSistêmico é responsável pelo compartilhamento das tecnologias disponíveis para aumento da sustentabilidade, bem como o acompanhamento das iniciativas durante as visitas e remotamente.

“Com o avanço na aplicação das tecnologias novos desafios surgem, e a equipe poderá dar o suporte necessário para uma melhoria contínua do processo produtivo”, complementa o diretor do IBS.

A expectativa, a curto prazo, é que o trabalho contribua para novas experiências produtivas que tragam segurança aos agricultores para ampliação da área e a busca por diferencial para oferecer ao mercado, que cada vez mais valoriza a produção sustentável. No médio prazo, os agricultores poderão certificar a produção no sistema orgânico, atendendo assim a merenda escolar dos municípios, que deve chegar a 100% orgânica em 2030 no Estado do Paraná.

“No longo prazo, vislumbra-se uma sucessão familiar capaz de dar continuidade à atividade, com preservação ambiental e níveis produtivos que mantenham economicamente as famílias no campo, produzindo e gerando renda com preservação”, adianta Claudio Pinheiro.

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo