Notícias

Programa de agricultura familiar da Cargill inicia os primeiros atendimentos

O Agrônomo Oscar Uekawa durante coleta de amostra de solo na propriedade do agricultor Dirceu Ferreira , em Irineópolis – SC. Foto: Oscar Uekawa

O Agrônomo Oscar Uekawa durante coleta de amostra de solo na propriedade do agricultor Dirceu Ferreira , em Irineópolis – SC. Foto: Arquivo IBS

Desde agosto, os consultores do Instituto BioSistêmico (IBS) estão a campo para a execução dos primeiros atendimentos da safra 2014/15 do programa de agricultura familiar da Cargill (Selo Combustível Social) em diferentes regiões do País.

Na primeira etapa do trabalho, além da coleta de solo para análise, é feito o planejamento da atual safra juntamente com os agricultores familiares, com levantamento de dados como área de plantio e variedades a serem plantadas. Pela primeira vez, será realizada a análise de solo química e física nas propriedades rurais atendidas, por meio da parceria inédita do IBS com a Pirasolo.

De acordo com os agrônomos, a recepção dos agricultores tem sido positiva e as expectativas são boas para a safra 2014/15, apesar da preocupação em relação ao clima que foi um dos principais problemas enfrentados na safra anterior.

Os esforços estarão concentrados na transmissão do conhecimento sobre manejo integrado de pragas e doenças. Segundo o agrônomo Antônio Augusto Momesso, será dada uma atenção especial no controle de lesmas na região de Prudentópolis – PR, onde foram registrados alguns casos de infestação de lavouras na safra 2013/14.

“A prioridade em nossa assistência é auxiliar o agricultor a produzir mais e melhor no mesmo espaço do ano anterior e com custo otimizado, fazendo as devidas aplicações no momento certo, de maneira correta, sem produtos desnecessários”, ressalta o agrônomo Maurício Oliveira que atende pelo programa na região de Irati – PR.

Segundo o agrônomo Oscar Uekawa, que atende na região de Porto União – SC, o programa de agricultura familiar da Cargill é uma das principais fontes de informação técnica para muitos produtores, na orientação do cultivo de soja.

“Procuramos levar inovações que os produtores possam implantar em suas propriedades.Neste ano, estamos entregando planilhas para o levantamento de custos de produção, o que muitos agricultores desconhecem como fazer”, afirma Oscar. De acordo com ele, os produtores serão orientados para que possam fazer esse levantamento.

Sobre o programa

Desenvolvido pela Cargill S.A. com execução do IBS, o programa atendeu mais de 1.700 produtores de soja nos Estados do Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, na safra 2013/14. Para a safra 2014/15, a previsão de aumento é de 15% em número de produtores atendidos.

A soja produzida pelas famílias que integram o programa destina-se à produção de biodiesel, que é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Esse biocombustível substitui total ou parcialmente o diesel de petróleo, em motores de caminhões, tratores, camionetes, automóveis e também em motores de máquinas que geram energia.

O programa proporcionou à Cargill a obtenção do Selo Combustível Social, que atende as normativas do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), reguladas pela portaria 60, de 06 de setembro de 2012.

Voltar ao topo