Notícias

Os primeiros Pagamentos por Serviços Ambientais – PSA do Projeto Conexão Mata Atlântica remuneram produtores de Pedro de Toledo

Atividade do projeto com produtores de Pedro de Toledo.

Atividade do projeto com produtores de Pedro de Toledo.

No dia 14 de abril, foram realizados os primeiros pagamentos relativos ao PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), na modalidade Uso Múltiplo, do Projeto Conexão Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Entre os contemplados, estão os produtores Breno Tadeu Ross de Almeida, Satiro Francisco da Cruz e Inácio Pimentel Júnior, todos com propriedades no município de Pedro de Toledo.

O Projeto é desenvolvido em diferentes regiões ao longo da Mata Atlântica no Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Estado de São Paulo, são quatro subprojetos desenvolvidos concomitantemente com o mesmo objetivo, a aplicação de PSA, Certificação e estruturação de Cadeias de Valor Sustentável. O IBS executa um desses quatro subprojetos em território paulista na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itariru, que abrange os municípios de Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu

Atendimento do IBS pelo projeto em propriedade de Pedro de Toledo.

Atendimento do IBS pelo projeto em propriedade de Pedro de Toledo.

“Os produtores construíram junto com os técnicos um plano de ação, delineando atividades de melhoria de uso do solo, garantia de sustentabilidade na propriedade rural e de produção sustentável, que serão executadas ao longo dos próximos dois anos. Tais ações ensejam os próximos pagamentos que devem ocorrer em abril 2020 e abril de 2021”, explica a coordenadora do projeto pelo IBS, Thais Lima.

O PSA é uma ferramenta do projeto Conexão Mata Atlântica que visa beneficiar os proprietários rurais com recursos financeiros para garantir a conservação e o manejo adequado por meio de atividades de proteção e de uso sustentável do solo. “No PESM – Núcleo Itariru, onde o IBS atua, 143 produtores aderiram ao PSA. Os pagamentos para essa região totalizarão aproximadamente R$ 450 mil ainda em 2019 que virão diretamente para os proprietários rurais da região, fortalecendo a conservação, manejo sustentável e principalmente a economia dos municípios”, destaca Priscila T. Callegari, Diretora de Agricultura do IBS.

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo