Notícias

Oficina do projeto do Campo à Mesa orienta o aproveitamento integral dos alimentos

Capacitação para o aproveitamento de alimentos

Capacitação para o aproveitamento de alimentos

O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento e o seu não aproveitamento ocasionam o desperdício de toneladas de recursos alimentares. Pensando nisso, o Instituto BioSistêmico (IBS) junto com a AAGFAM realizou a oficina “aproveitamento integral dos alimentos” para os cooperados da Cooperativa de Reciclagem de Cajati-SP (Cooreca). A atividade faz parte do projeto do Campo à Mesa, uma iniciativa do Instituto InterCement (ICC) em parceria com o BNDES e Prefeitura Municipal de Cajati, com execução do IBS.

Essa é a primeira oficina de uma devolutiva da AAGFAM para a sociedade com o apoio do IBS. De acordo Ana Lúcia Frezzatti Santiago, consultora do IBS no projeto do Campo à Mesa, a AAGFAM (beneficiada pelo projeto) se propôs a doar alimentos para as famílias cooperadas da Cooreca e o IBS se comprometeu a realizar oficinas voltadas para o bom aproveitamento dos alimentos.

O objetivo dessa devolutiva é colaborar para a melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas da Cooreca que são de baixa renda. Em geral, esse público tem pouco acesso a informações sobre as propriedades nutritivas dos alimentos e de que maneira as partes costumeiramente descartadas podem ser aproveitadas na alimentação. A ideia da oficina foi disseminar informações que possam ajudar na economia doméstica das famílias.

 Oficina

IMG_1315.2Ministrada pela nutricionista e consultora do IBS, Milene Grandi, a oficina “aproveitamento integral dos alimentos” foi realizada no dia 7 de julho, no entreposto da Associação dos Agricultores Familiares de Cajati (AAGFAM). De acordo com Milene, para uma alimentação saudável, partes de alimentos que normalmente são desprezadas pela população podem ser utilizadas. Dessa maneira, é possível obter o aproveitamento integral dos alimentos, o que os cooperados da Cooreca aprenderam a fazer durante a oficina.

“O aproveitamento integral dos alimentos significa economia e possibilita também experimentar novas opções de receitas, ressaltando assim, outro fator importante: a variação do cardápio. Um único alimento rende até cinco preparações diferentes, repletas de nutrientes e coloridas, quando são aproveitadas partes como casca, folha, talos, semente e a própria polpa”, destacou a nutricionista.

Na oficina, além de aprenderem a receita de biomassa de banana verde, os cooperados receberam orientações de como escolher bem os alimentos na hora da compra, como conservar e armazenar de maneira adequada e como preparar as refeições. Tudo isso com foco na segurança alimentar, prezando por alimentos saudáveis manipulados com higiene, bem conservados e preparados na medida para o consumo da família, sempre evitando o desperdício.

Voltar ao topo