Notícias

Novo Agrotrace facilita a gestão de projetos de sustentabilidade e boas práticas no campo

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A plataforma Agrotrace, desenvolvida pelo Instituto BioSistêmico (IBS), acaba de receber uma série de atualizações que a tornam ainda mais eficiente e ágil para a gestão de projetos em agropecuária. Atualmente, a ferramenta inclui 27 projetos executados em diferentes regiões do Brasil.

As mais recentes atualizações do sistema trazem uma experiência aprimorada, uma interface amigável, incluindo um chat personalizado para comunicação eficiente com a equipe técnica ou administrativa.

“Agora, oferecemos relatórios personalizáveis com fácil exportação para formatos Word, Excel e PDF, proporcionando maior praticidade. A partir de 2024, implementamos uma fast-factory de Apps, a partir da qual conseguimos gerar aplicativos baseados no Agrotrace para o cliente como já acontecia anteriormente no Programa 3S e Agro Plus, mas de forma manual”, explica Ricardo Fagmer, coordenador de TI do IBS.

Fagmer relata que o Agrotrace passou a contar com o CMS (Content Management System), um sistema independente dedicado à gestão abrangente de projetos. Ele afirma que este ambiente seguro e preservado da instância principal do sistema foca na obtenção de resultados.

Entre os resultados, ele destaca a dinamização de cadastros, a entrada de metadados para formulários e protocolos complexos, bem como o cadastro de materiais para equipes de campo e produtores, acessíveis diretamente pelo aplicativo.

Trabalho em equipe

A equipe de TI do IBS é composta por 12 profissionais especializados em diferentes áreas dentro do departamento que é sediado no escritório do IBS em Londrina-PR. Há mais de 10 anos, o departamento atua no desenvolvimento de soluções digitais voltadas aos projetos executados pelo Instituto BioSistêmico em todo o Brasil.

Todo o trabalho é desenvolvido em parceria com as diretorias do instituto, aliando o conhecimento dos profissionais de TI à vasta experiência técnica das equipes que atuam diretamente no campo. Isso significa que as soluções digitais contam com a expertise consolidada ao longo de 17 anos em todo o ecossistema de trabalho do IBS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Assim como todo sistema de qualidade, a evolução é contínua, e nós, da equipe de TI, em conjunto com os demais times do IBS, dedicamo-nos constantemente para garantir uma ferramenta moderna, funcional e equipada com as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado”, pontua Fagmer.

Entenda o Agrotrace

O Agrotrace foi concebido para auxiliar o técnico de campo a atender o produtor de forma mais clara e objetiva além de atender à crescente necessidade de transparência, organização e visualização de resultados através dos dados coletados no trabalho de campo.

Iniciado em 2016, o projeto foi centrado na gestão da informação, qualificação das propriedades e organização da produção para diversas culturas, como soja, milho, cacau, algodão, hortaliças, peixe e carne.

A ferramenta dispõe de uma plataforma web abrangente, onde a gestão de todos os dados é realizada, desde a inserção de protocolos de programas específicos até atendimentos de assistência técnica.

No contexto dos projetos, os gestores podem acompanhar a evolução das propriedades, organizadas de diversas maneiras como, por exemplo, por regiões, por técnicos, por qualidade, entre outras categorias.

O Agrotrace incorpora diferentes funcionalidades para a gestão das diversas culturas abraçadas pelo sistema, incluindo mapas com polígonos das propriedades, chat, gráficos detalhados de análises e evolução, além de um ranqueamento personalizado para categorizar as propriedades.

“Além de acompanhar os resultados do escopo de cada projeto, a plataforma permite armazenar todo o histórico das propriedades, assim como as evidências de cada etapa de checagem em projetos de boas práticas, verificação interna ou certificação. Por outro lado, é possível acompanhar a agenda de campo, onde cada produtor está sendo atendido em tempo real. Isso otimiza a gestão do projeto, além de trazer transparência e eficiência aos programas executados pelo IBS”, destaca Priscila Callegari, diretora de agricultura e meio ambiente do Instituto BioSistêmico.

Callegari acrescenta que o Agrotrace simplifica a coleta de dados por meio de um aplicativo ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet, utilizando uma interface web. “Além disso, destaca-se na organização e na geração de resultados, primando pela eficácia. O sistema extrai diversos tipos de resultados, permitindo personalizar as informações conforme as preferências do cliente”, complementa.

A plataforma é dinâmica e atende propriedades de pequeno a grande porte. Toda a operação está integrada com aplicativos para IOS e Android, projetada com um enfoque “off-line first”, o que significa que pode ser utilizada em campo em qualquer lugar, sem preocupações com a conectividade. Quando houver sinal de internet, todas as informações são sincronizadas automaticamente, gerando resultados por meio da plataforma.

Para informações detalhadas sobre o Agrotrace, acesse o site: https://www.agrotrace.com.br/

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo