Notícias

Instituto BioSistêmico integra Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS

Evento do GTPS realizada em Camo Grande-MS. Foto: Divulgação GTPS

Evento do GTPS realizada em Camo Grande-MS. Foto: Divulgação GTPS

Desde outubro deste ano, o Instituto BioSistêmico (IBS) faz parte do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). O Grupo é uma associação civil formada por representantes de todos os elos da cadeia de valor da pecuária bovina, como produtores, indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, instituições financeiras, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades.

O Grupo está constituído em um formato de mesa redonda mundial sobre pecuária sustentável no mundo sendo referência para a criação da mesa global e de países como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, México, Colômbia e Austrália.

“A garantia de representatividade de cada elo da cadeia é o que melhor define a nossa associação. Com a criação do GTPS, a frequência de debates e a formação de posicionamentos do setor vêm avançando muito”, afirmou o analista de comunicação do GTPS, Rodrigo Louzas.

Louzas acrescentou que, para promover o desenvolvimento sustentável, há necessidade de um trabalho conjunto entre setores privado, público e da comunidade científica. “O GTPS tem trabalhado esta promoção através da articulação dos elos da cadeia, da produção e disseminação de informação sobre o setor, utilizando como base o conceito de melhoria contínua”, pontuou. Ele ressaltou que o Brasil tem como fazer a pecuária mais sustentável do mundo, com uma legislação ambiental avançada, tecnologia em produção tropical e alta rentabilidade.

Sobre a parceria entre IBS e GTPS, Louzas acredita que será de grande relevância para os trabalhos do Grupo. Concordamos no entendimento de que investir em tecnologia e boas práticas agropecuárias são chaves para disseminar soluções viáveis que proporcionam resultados impactantes em um sistema produtivo. O GTPS acredita que o aumento da produtividade da pecuária depende da adoção de tecnologias baseadas nos três pilares da sustentabilidade”, concluiu.

Voltar ao topo