O COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba-SP definiu renovação da participação de representantes do poder público e de mais de vinte entidades da sociedade civil no biênio 2013/15. Entre as entidades, renovada a participação do Instituto Biosistêmico (IBS) na atuação do engenheiro agrônomo, Ricardo Cerveira. A entidade é uma instância legal deliberativa para participar da gestão das políticas públicas municipais na área ambiental. O conselho foi criado por lei municipal em 1996 (consolidado por lei complementar em 2010) e objetiva promover a discussão, análise e proposição das diretrizes das políticas públicas ambientais de Piracicaba-SP. Compete ao conselho fiscalizar a aplicação de recursos públicos na coleta seletiva de resíduos domésticos, arborização urbana, água, energia. Fiscalizar a implementação dos planos municipais para recuperar nascentes e matas ciliares. E ainda incrementar ações junto ao Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
Representantes da sociedade civil no COMDEMA. Na foto, IBS, engenheiro agrônomo Ricardo Cerveira e representantes do Lions Club e da Diretoria Estadual de Ensino de Piracicaba: Diversidade de pontos de vista, papel do conselho.
Desafios – A pauta da nova diretoria do COMDEMA começou com uma das questões ambientais mais importantes, a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Piracicaba