Notícias

IBS realiza seminário do Programa ATER Mais Gestão sobre Compras Públicas da Agricultura Familiar

Programa ATER Mais Gestão

Promover o encontro dos fornecedores de alimentos, representados por associações e cooperativas, com as entidades executoras de programas de abastecimento público, a exemplo da alimentação escolar. Esse foi objetivo do Seminário Compras Públicas da Agricultura Familiar realizado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no auditório do CREA/SP, em Adamatina-SP. O seminário faz parte da programação de ações do IBS no Programa ATER Mais Gestão, desenvolvido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), no qual o Instituto BioSistêmico atende a 31 associações e cooperativas nas regiões Oeste e Noroeste do Estado de São Paulo.

Realizado em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Governo do Estado de São Paulo (CDRS/SP), a Prefeitura Municipal de Adamantina e a Pró Reitoria de Extensão do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI), o seminário contou com mais de 70 participantes, entre secretários municipais, nutricionistas, técnicos da CRDRS /SP, agricultores e seus representantes. Também contou com o apoio da AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP) e do CREA/SP de Adamantina.

Na programação de palestras, Juliana Hernandes Antunes, representante da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de São Paulo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou aspectos das políticas públicas PAA e PNAE. Dando sequência, João Belato, representante da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO) da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, apresentou o trabalho de monitoramento e divulgação das políticas públicas de compra da agricultura familiar.

Ao final das palestras, foi aberto espaço para apresentação de casos, seguida de debate. Representantes da CAMFRA e da COOPADRA apresentaram as respectivas práticas na execução de contratos com o poder público. A equipe de coordenação da merenda escolar de Dracena apresentou como ocorre a gestão da merenda escolar nesse município.

Programa ATER Mais Gestão

“As palestras apresentadas suscitaram um rico debate entre os presentes sobre os critérios relacionados à definição do projeto vencedor da chamada de PNAE. Foi um momento importante de troca de informações com as nutricionistas sobre as dificuldades em atender as demandas de produtos sazonais”, relatou o diretor da unidade IBSater, Claudio Pinheiro.

Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina, Emerson Hernandes Baptiston, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, que deve incrementar o abastecimento de equipamentos públicos das áreas de assistência social e atenção básica do município, criando uma nova oportunidade de comercialização para os agricultores locais.

“Buscamos contribuir com o fortalecimento de canais de diálogo e mesmo construir pontes, entre os agricultores familiares e os compradores do setor público, especialmente os envolvidos em processo de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Acreditamos que os objetivos do seminário foram alcançados e que novos espaços de concertação poderão ser criados, sempre no propósito de aprimorar práticas e políticas públicas importantes para o desenvolvimento local”, destacou Sidnei Nierdele, coordenador do Programa ATER Mais Gestão pelo IBS.

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo