Notícias

IBS promove tecnologias para a pecuária leiteira durante a Ficafé no Paraná

O Instituto BioSistêmico (IBS) participou da 8ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2015, realizada nos dias 14, 15 e 16 de outubro, em Jacarezinho-PR. O evento é uma realização do Sebrae/PR, Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e Cooperativa dos Produtores de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP).

Na oportunidade, foram apresentadas as unidades Vaca Móvel, Rufião Móvel, além de projetos executados pelo instituto no fomento à pecuária leiteira. Para o diretor da unidade IBSpec, Daniel Delefine, foi de fundamental importância a participação na Ficafé, pois é uma excelente oportunidade para a divulgação das tecnologias e métodos de trabalho adotados pelo IBS em diferentes regiões do País, incluindo o Estado do Paraná.

“Neste ano, o IBS iniciou a execução de um projeto do Sebrae para o desenvolvimento da pecuária leiteira na região. Portanto, a participação na Ficafé possibilitou uma boa integração com produtores que já atendemos e que nos prestigiaram durante o evento, além de uma aproximação com produtores que ainda não fazem parte do projeto, mas têm interesse em ingressar para melhorar o desempenho na produção de leite”, destacou Daniel Delefine.

Segundo a médica veterinária Concelina Cássia Leme que participou da equipe do IBS durante o evento, muitos produtores de leite demonstraram interesse no trabalho desenvolvido pelo instituto. “Explicamos como funcionam as unidades móveis, como desenvolvemos nossas metodologias de trabalho, esclarecendo dúvidas e apresentando os benefícios que os produtores podem alcançar”, relatou.

Projeto

Atualmente, o IBS atende 31 produtores de leite nos municípios de Siqueira Campos e Carlópolis. O projeto é desenvolvido pelo Escritório Regional do Sebrae/PR de Jacarezinho e faz parte do Programa de Inovação Tecnológica do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia. Inicialmente, o trabalho é voltado para a organização produtiva (AgroMóvel), ajuste do manejo reprodutivo (Rufião Móvel) e a melhoria da qualidade do produto (Vaca Móvel).

Para o gestor do ER Jacarezinho, Odemir Capello, o projeto é importante para o desenvolvimento social e econômico da região. “Neste primeiro momento, contamos com a parceria das prefeituras de Carlópolis e Siqueira Campos. Mas temos a expectativa de expandir para outras cidades. Durante a Ficafé e após o evento, representantes de municípios vizinhos e produtores rurais procuraram o Sebrae/PR com interesse nesse projeto”, afirmou.

Odemir destacou que, mesmo em meio a uma feira do setor cafeeiro, a presença do IBS repercutiu muito bem entre o público da Ficafé. “O leite é uma boa alternativa de diversificação da produção na região e os produtores buscam informação e tecnologias para o aperfeiçoamento das suas atividades”, complementou.

Voltar ao topo