Notícias

IBS e Cargill lançam projeto Biodiesel Social 2013/2014 no Mato Grosso do Sul

O Instituto Biosistêmico (IBS) realizou a reunião de lançamento do projeto Biodiesel Social de 2013/2014, no último dia 23, no Município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Esse projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado em municípios sul-matogrossenses numa parceria com a empresa Cargill S.A.

Por meio do Biodiesel Social, produtores familiares de soja estão recebendo assistência técnica gratuita, entre os demais benefícios. Os agrônomos levam orientações sobre boas práticas de produção, acompanham as safras e os custos de produção, recomendando técnicas para o controle de pragas e doenças, em conformidade com a capacidade de produção, respeito ao zoneamento agrícola e às legislações ambientais.

O objetivo da reunião realizada em Dourados foi lançar o projeto Biodiesel Social referente à safra 2013/2014, além de fazer uma avaliação dos trabalhos realizados na safra 2012/2013. Na ocasião, a representante do IBS, Priscila Terrazzan, coordenou os trabalhos juntamente com o representante da Cargill, Gunther Voigtlander. Participaram profissionais das empresas parceiras no projeto e das filiais da Cargill no Mato Grosso do Sul.

Após avaliação e fechamento dos trabalhos no projeto 2012/2013, foi feita uma dinâmica de grupo para reflexão e análise sobre os diversos papéis desempenhados. Os cincos grupos formados puderam apresentar suas análises e propor sugestões de avanços para o projeto 2013/2014.

Na sequência, Priscila Terrazzan apresentou a proposta de trabalho, calendário de palestras, fluxograma  e cronogramas das atividades. Além disso, ela reforçou a importância dos procedimentos exigidos pelo  Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o bom andamento do projeto.

Para o IBS, o resultado da reunião foi excelente, pois os profissionais envolvidos demonstraram comprometimento  para realizarem um bom trabalho nesta safra. Concluídas as apresentações, todos participaram de um almoço de confraternização.

Atualmente, além do Mato Grosso do Sul, o projeto Biodiesel Social é desenvolvido nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pará pelo IBS. No Mato Grosso do Sul, são mais de 300 produtores atendidos em 18 municípios. Maracaju, Sidrolândia, Amambai, Rio Brilhante, Dourados, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste são algumas das cidades sul-matogrossenses que integram o projeto.

Voltar ao topo