Notícias

IBS apresenta “Somos Todos José” pelo projeto Conexão Mata Atlântica

Somos Todos José

Um momento de reflexão sobre o papel do agricultor para o desenvolvimento da sociedade, com a valorização das atividades exercidas no meio rural. Assim foi a rodada de apresentações da peça teatral “Somos Todos José” realizada pelo Instituto BioSistêmico (IBS) como atividade de mobilização do projeto Conexão Mata Atlântica, entre os dias 30 de julho e 4 de agosto. Encenada pelo ator Manoel de Matos, a peça foi apresentada aos agricultores e comunidade da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Itariru, nos municípios de Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe.

“O público apreciou muito as atividades, houve interação com o ator. Alguns presentes se emocionaram bastante revivendo cenas apresentadas na peça. Esse tipo de atividade faz o agricultor refletir sobre as práticas exercidas por ele, seu papel no meio em que vive. Um momento de reflexão a respeito da cultura local, além de valorização do produtor rural”, destacou a coordenadora do projeto pelo IBS, a engenheira florestal Thais Lima.

De acordo com o ator Manoel de Matos, são diversas as manifestações espontâneas do público que se identifica em diferentes passagens da peça. “Uma produtora de Itariri fez uma fala de grande riqueza para mim. Ela foi tocada por uma das cenas da peça, em que escrevo com um graveto no chão, que a remeteu ao seu tempo de criança no Japão, que naquele período estava em guerra. Na época, as professoras, diante da impossibilidade de aulas convencionais, ensinavam as crianças escrevendo no chão com gravetos”, relatou.

Depois de cada apresentação, seguida de um bate-papo com o ator, o projeto Conexão Mata Atlântica foi apresentado aos participantes, com esclarecimentos sobre os objetivos e a importância da iniciativa para a região. Para a realização dessa rodada de apresentações, o IBS contou com o apoio do PESM – Núcleo Itariru, COOBAM, COOFAPER, CATI e das prefeituras municipais de Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe.

Clique aqui e assista à amostra de Somos Todos José!

 

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo