Notícias

IBS apresenta projetos em parceria com o Sebrae RN durante a 61ª Festa do Boi

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto BioSistêmico (IBS) participou junto com o Sebrae no Rio Grande do Norte da 61ª Festa do Boi, entre os dias 7 e 14 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal-RN. Durante o evento, o IBS apresentou dois projetos executados no Rio Grande do Norte em parceria com Sebrae RN: o Leite & Genética e o Leite Seridó.

No espaço Fazendinha da Agência Sebrae RN na Festa do Boi, o IBS realizou demonstrações das diferentes etapas de IATF nos protótipos do aparelho reprodutivo das vacas. Também foram apresentadas ao público vacas das raças Holandesa, Gir Leiteiro e Girolando, nascidas de IATF realizada pelo IBS no projeto Leite & Genética.

“São 12 anos de trabalho voltado ao melhoramento genético dos rebanhos potiguares. Ao final deste ano, a expectativa é atingir 35 mil animais nascidos a partir do Leite & Genética. O projeto contribui para impulsionar a pecuária do Rio Grande do Norte com animais melhorados, com genética comprovadamente certificada e com melhorias nos índices produtivos do rebanho”, destaca Luís Henrichsen, diretor corporativo do IBS, que marcou presença no evento.

De acordo com o médico veterinário Luiz Sartori, gestor de projetos de pecuária do IBS, o espaço do IBS e do Sebrae recebeu a visita de muitos produtores no decorrer do evento. “Recebemos a visita da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, além de representantes de municípios da região e de outros estados. Apresentamos o trabalho desenvolvido em prol da pecuária do Rio Grande do Norte e fizemos contatos estratégicos para possíveis parcerias futuramente”, relata Sartori.

No dia 12 de outubro, o Instituto BioSistêmico realizou o encontro técnico para os produtores atendidos no Projeto Leite Seridó, no espaço Fazendinha. As palestras foram abertas ao público para que produtores de fora do projeto também pudessem participar. Foram apresentados temas como a importância de diferentes minerais na nutrição bovina, acasalamento na IATF e manejo na aplicação de fármacos.

Concebido e executado pelo IBS, o projeto Leite Seridó conta com apoio de recursos da Fundação Zoetis e do Sebrae RN. A iniciativa busca promover o desenvolvimento da pecuária leiteira num total de 100 propriedades, com perfil de agricultura familiar, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Os produtores recebem atendimento nas áreas de boas práticas e manejos reprodutivo, sanitário e nutricional.

Sobre a Festa do Boi

A Festa do Boi é uma realização da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – ANORC e do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, Sebrae RN e Polo Sebrae Agro. Ao final dos sete dias da 61ª da Festa do Boi, o Sebrae RN alcançou a marca recorde de 20.000 atendimentos realizados.

Há mais de dez anos, o Instituto BioSistêmico participa da Festa do Boi junto com o Sebrae RN. No evento, costuma ser apresentar os resultados do trabalho do IBS no estado, destacando a importância da parceria com o Sebrae RN para o desenvolvimento sustentável da pecuária potiguar.

 

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo