Equipe do Instituto BioSistêmico (IBS) participou de uma reunião na sede do Sindicato Rural de Uberaba-MG (SRU), no dia 02/10, para apresentar os projetos do IBS voltados ao desenvolvimento da pecuária leiteira. A reunião foi conduzida pelo presidente do SRU, Gilberto de Oliveira, e contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, além do diretor corporativo do IBS, Luís Henrichsen, e dos consultores do IBS, Marina Grandi e Matheus Henrique Silva.
Na reunião, o IBS apresentou projetos como o Vaca Móvel, voltado à promoção da qualidade do leite; CRIATF, programa de reprodução inteligente que utiliza a técnica de IATF; além da CheckMilk, plataforma digital que dá suporte no plano de qualificação dos fornecedores de leite exigido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
De acordo com o diretor do IBS, Luís Henrichsen, foi um encontro importante e estratégico por ser uma excelente oportunidade de destacar o trabalho desenvolvido, há mais dez anos, em projetos de fomento à pecuária leiteira, em diferentes regiões do país. “A ideia foi apresentar nosso portfólio de ferramentas no segmento leiteiro e debater alternativas para contribuir no desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado de Minas Gerais, que concentra a maior bacia leiteira do país”, ressaltou.
Uma nova reunião deverá ser realizada até o fim deste mês com participação das organizações que realizam a assistência técnica aos produtores rurais. O objetivo é estabelecer parcerias em projetos de fomento à pecuária nos municípios mineiros.
Por meio de parceria com a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), o IBS está presente em Uberaba-MG com a CheckMilk, que é uma das startups do Celeiro Fazu, primeiro hub de inovação voltado para o agronegócio em Minas Gerais, instalado no Parque Tecnológico de Uberaba.
Sobre o IBS
O Instituto BioSistêmico é uma organização fundada em 2006, com os objetivos orientados para prestação de serviços de consultoria, assistência técnica e extensão rural. Surgiu com o intuito de promover o desenvolvimento a partir da inovação e da sustentabilidade. Para isso, agrega competências, organiza processos e investe em tecnologia para levar ao campo soluções viáveis que proporcionam resultados concretos e de impacto no sistema produtivo, na estrutura da propriedade e no desenvolvimento do produtor.