Notícias

Instituto BioSistêmico passa a fazer parte do Plano de Integridade do MAPA

Desde maio, o Instituto BioSistêmico (IBS) passou a constar na relação das entidades aderentes ao Termo de Adesão às diretrizes externas do Plano de Integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Clique aqui para obter mais informações e conhecer a lista de instituições que integram, junto com o IBS, o Plano de

Na prática, o IBS se soma às demais instituições que integram o Plano de Integridade do MAPA. São organizações que têm o compromisso de fomentar a adoção de práticas concorrenciais íntegras, éticas, transparentes e sustentáveis nas diferentes cadeias do agronegócio brasileiro.

O Instituto BioSistêmico, além de ser reconhecido pelo MAPA como instituição íntegra, irá atuar como agente de estímulo para que outras organizações do agronegócio brasileiro façam parte do Selo Mais Integridade do MAPA.

“Como empresa de assistência técnica e extensão rural de abrangência nacional, o IBS têm uma excelente condição para estimular em todo o Brasil a participação de organizações do setor agropecuário no Selo Mais Integridade do MAPA”, destaca o diretor do IBS, Ricardo Cerveira.

O selo reconhece as empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade ambiental, ética e, ainda, o comprometimento em inibir a fraude, o suborno e a corrupção. As ações estão definidas no regulamento da premiação previsto na Portaria nº 61, de 20 de fevereiro de 2020.

Inscrições para Edição 2021/2022 do Selo Mais Integridade

Até o dia 21 de junho, organizações do setor agropecuário poderão se inscrever para a edição 2021/2022 da premiação do Selo Mais Integridade. A inscrição deve ser feita diretamente no site oficial do MAPA. Clique aqui para acessar mais informações e o formulário de inscrição.

Para receber o selo, a empresa ou cooperativa deve comprovar a prática de requisitos como programa de compliance; código de ética e conduta; canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e sustentabilidade ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional.

É preciso também estar em dia com as obrigações trabalhistas; inexistência de trabalho escravo e de casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa; ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais (nos últimos 24 meses).

A documentação dos interessados é analisada pelo Comitê Gestor do Selo, composto por representantes de instituições públicas e privadas, que concede a premiação. Para mais informações sobre o selo e orientações para inscrições, entre em contato por e-mail, [email protected], ou por telefone: (61) 3218-2400.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo