Produtores rurais de diversas cidades do Mato Grosso do Sul compareceram à 6ª edição da Feira do Empreendedor MS que recebeu mais de 30 mil visitantes, entre os dias 21 e 24 de agosto, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande-MS. Para o evento, foram organizadas 105 caravanas com 2.850 participantes de diferentes municípios do interior do Estado. No espaço do Agronegócio, os visitantes puderam participar de palestras, clínicas tecnológicas, além de conhecer e esclarecer dúvidas sobre diversos segmentos de negócio voltados para o meio rural.
“É cada vez maior a necessidade do pequeno produtor ter acesso ao conhecimento e à tecnologia disponíveis. E a Feira do Empreendedor é a oportunidade de falar diretamente com esse produtor, mostrar a ele as várias opções para melhorar ou diversificar a sua atividade”, afirmou o gerente da unidade de Agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.
De acordo com Marcus, o agronegócio é um dos segmentos que mais crescem na economia do Estado, o que reflete na necessidade de diversificação de culturas e inserção do pequeno produtor rural nas cadeias produtivas, com qualificação e organização das atividades. Na Feira, um dos destaques foi dado à cadeia produtiva do leite, com apresentação da unidade Vaca Móvel utilizada no atendimento a produtores rurais que integram o projeto Apoio à Pecuária Leiteira desenvolvido há três anos pelo Sebrae/MS.
Na atual etapa em parceria com o Programa Leite Forte, o projeto atende cerca de 1500 produtores de leite em 34 municípios sul-mato-grossenses. Além da unidade Vaca Móvel (sanidade animal e qualidade do leite), são utilizadas as unidades Rufião Móvel (manejo reprodutivo) e AgroMóvel (alimentação e manejo do rebanho) para a realização dos atendimentos. As unidades móveis são disponibilizadas pelo Instituto BioSistêmico (IBS).
O objetivo é disseminar tecnologia e informação, além de conceitos de organização, para mudar o rumo de muitas histórias na atividade leiteira do Mato Grosso do Sul. Alguns casos de sucesso de produtores atendidos no projeto foram compartilhados por meio de um jornal produzido especialmente para distribuição durante a Feira do Empreendedor.
Empreendedorismo no campo
Quem visitou o espaço do Agronegócio teve a possibilidade de conhecer o trabalho do Sebrae/MS e de outras entidades parceiras no fomento à pecuária leiteira do Estado. “Nós levamos informações sobre melhorias, fatores que influenciam o desenvolvimento da propriedade, dando destaque à qualidade do leite, mas falando também sobre a gestão e como calcular os custos da sua produção para que ele reflita e possa atuar como um empreendedor do campo”, ressaltou o gestor do Sebrae /MS.
Em busca de ideias para investir na atividade leiteira, a estudante de veterinária Priscila Benites se inspirou nas informações que encontrou no evento. Ela e a mãe dela, Sônia Maria Benites, querem passar a produzir leite comercialmente no terreno da família, no assentamento Capão Bonito 1, em Sidrolândia.
“Hoje, produzimos leite apenas para o consumo doméstico. Depois de tudo o que vimos aqui no espaço do Agronegócio, percebemos que, com a orientação adequada, podemos concretizar nosso sonho de tornar o leite um negócio rentável para a família. Vamos procurar o Sebrae para saber como podemos ingressar no projeto Apoio à Pecuária Leiteira que abriu não apenas uma janelinha para novos horizontes, mas um porteira inteira e das grandes”, afirmou com entusiasmo a estudante de veterinária.
Sobre a Feira
A 6ª edição da Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae em parceria com AMEMS, Faems, Famasul, Sistema Fecomércio e Sistema Fiems. Tem o patrocínio do Estado de Mato Grosso do Sul, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio, Sistema Fiems, Sistema Faems, Petrobras, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Fíbria, OCB, Oi, Prefeitura Municipal de Cassilândia, Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Naviraí, Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e São Bento Incorporadora. Apoio: Vale.