Notícias

Feira Nacional da Agricultura Familiar mobiliza estandes IBS com Cargill

DSC09142

O Instituto Biosistêmico (IBS) levou para a décima edição da Agrifam 2013 três estandes que chamaram a atenção dos mais de vinte mil visitantes. Alguns dos principais programas do IBS foram demonstrados, como a parceria com a Cargill S.A. para o programa nacional do biodiesel na agricultura familiar. Ou os laboratórios móveis Agromóvel –  veículo equipado para verificar em tempo real a qualidade do solo, água, planta, produto e imediatamente indicar procedimentos para a recomposição de áreas, controle de pragas e doenças, distribuição de água em sistemas de irrigação, gestão no uso de insumos químicos, com redução de impactos ambientais e custos. Chamaram a atenção também os laboratórios Rufião Móvel – verifica as condições sanitárias e reprodutivas do rebanho e o laboratório Vaca Móvel – mantém equipamentos para a realização de mais de dez exames, com resultados em tempo real para verificar a qualidade do leite.

Os visitantes conheceram o AGROMÓVEL  como ferramenta utilizada pelo IBS e CARGILL S.A. para capacitação técnica no programa interministerial brasileiro “COMBUSTÍVEL SOCIAL DO BIODIESEL NA AGRICULTURA FAMILIAR”. A parceria IBS e Cargill S.A. começou em 2012 e atende uma média de 1500 agricultores familiares nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Pará. Um desses produtores visitou o estande do IBS com a Cargill na Agrifam, em Lençóis Paulistas-SP, o produtor Pedro José de Melo, do município de Taquarituba-SP. Iniciando a segunda safra da soja em pouco mais de vinte hectares, seu Pedro está há dois anos no programa do biodiesel da soja. Afirma garantir mais da metade da renda com esse cultivo, com cerca de 120 sacas de soja por alqueire. Seu Pedro explica que foi atraído pelas facilidades do programa, pelas garantias de comercialização, frete, tratos culturais e bônus de produção. “Não preciso me preocupar, a gente aprende a produzir e a entender o mercado”, avalia.

BIODIESEL – Cerca de 90% da produção de biocombustíveis no país é feita com a oleaginosa soja. O combustível é utilizado em veículos, 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). Um novo marco regulatório governamental está em discussão e pode elevar a mistura para 7% de biodiesel, conforme prevê o Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB). O IBS em parceria com a CARGILL S.A. promove a inserção de agricultores familiares nessa cadeia produtiva, gerando renda. O PNPB é uma ação interministerial criada em 2004, para a implementação de forma sustentável da produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, segundo instrução normativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Cargill é uma das maiores exportadoras e processadoras de soja do país. Na foto, o produtor atendido, Pedro José de Melo, a mulher e os técnicos da Cargill e do IBS na Agrifam. O grupo conversava sobre a assistência técnica na entrada de pragas na lavoura. O agricultor contou que os vizinhos em Taquarituba passaram a acreditar no programa do biodiesel, depois do seu sucesso.

Fotos Moreto e SC.

Voltar ao topo