Notícias

Dia de campo promovido pelo IBS em Guapiara-SP aborda manejo de inverno em Pessegais

Dia de Campo - PNCF

Apresentar de forma teórica e prática as técnicas de manejo que envolvem poda, pulverização e nutrição de plantas de pêssego. Esse foi o principal objetivo do Intercâmbio em unidade de referência  com dia de campo sobre manejo de inverno em pessegais realizado no dia 18/06, na Associação Bom Jesus de Guapiara, Bairro Cachoeira, no município de Guapiara-SP. O evento foi promovido pelo Instituto BioSistêmico (IBS) como atividade do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/Regional Itapeva) e Prefeitura Municipal de Guapiara.

Participaram produtores da agricultura familiar, técnicos da CDRS, Prefeitura Municipal de Guapiara e do IBS. Na programação, a parte teórica das palestras abrangeu preparo de solo e implantação das mudas, importância da correção da fertilidade na implantação das mudas, fisiologia vegetal, métodos de poda, principais pragas e doenças, além de controle preventivo e curativo. Já na parte prática do dia de campo foi feita a demonstração da poda em pessegueiros e a forma correta de extração de amostra de solo para análise.

De acordo com a coordenadora do PNCF pelo IBS, Juliana Trettel, esse tipo de atividade é de extrema importância por possibilitar a troca de conhecimento e aperfeiçoamento para produtores da agricultura familiar. A produção agrícola familiar gera em todas as pequenas cidades interioranas da região, a principal fonte de renda de muitas famílias, sendo essa produção responsável pelo abastecimento interno e desenvolvimento da economia local. Dentre essas atividades agrícolas, a fruticultura se destaca com enorme potencial de crescimento na agricultura familiar e geração de renda devido seu alto valor agregado.

Segundo dados do LUPA 2018, o município de Guapiara, na região Sudoeste do Estado de São Paulo, apresenta uma topografia extremamente acentuada que dificulta o processo de mecanização, e, por sua vez, oferece um potencial ao desenvolvimento da fruticultura, com uma área de aproximadamente 774 ha, sendo o pêssego a principal fruta cultivada no município, com cerca de 456 ha (Dados do LUPA 2018). Embora haja grande representatividade da cultura no município, a produtividade média ainda é baixa, sendo que o aumento da produtividade está aliado ao manejo aquedado empregado nos pomares.

Nesse sentido, a implantação do pomar, através da correção de fertilidade do solo, é uma fase crucial que possibilita não somente aumento da produtividade e qualidade dos frutos colhidos, como também maior longevidade ao pomar. Aliado a isso, a realização das podas e o manejo fitossanitário proporciona melhora na produção e qualidade dos frutos colhidos.

Sobre a execução do IBS no PNCF

No começo deste ano, o Instituto BioSistêmico (IBS) deu início à execução de assistência técnica e extensão rural – ATER no âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário -PNCF através da Chamada Pública Nº 005/2018, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER, que atende o lote 10 –SP1, abrangendo 17 municípios do Estado de São Paulo, com 450 famílias beneficiárias.

 

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo