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COOPFAM participa da Biofach 2014 na Alemanha

A COOPMAF representa a consolidação social e econômica de agricultores familiares do município de Poço Fundo e região

A COOPMAF representa a consolidação social e econômica de agricultores familiares do município de Poço Fundo e região

Aberta na última quarta-feira, dia 12, a Biofach 2014 – uma das maiores feiras de orgânicos do mundo – acontece até o próximo sábado, dia 15, na cidade alemã de Nurembergue, a aproximadamente 500 quilômetros de Berlim. Entre os 13 empreendimentos familiares do Brasil que foram apresentados no evento, consta a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo – MG e Região (COOPFAM).

Desde maio de 2013, a COOPFAM vem sendo atendida pelos serviços de ATER, na modalidade Mais Gestão, possibilitada pela Chamada Pública SAF/ATER nº06/2012. Nessa modalidade, são realizados serviços específicos para empreendimentos da agricultura familiar voltados para o aprimoramento de sua gestão. O IBS é a Entidade Executora do Lote nº 07 desta Chamada Pública que contempla 15 cooperativas do estado de São Paulo e 05 do estado de Minas Gerais, dentre elas a COOPFAM.

COOPFAM

Com mais de 30 anos de história, o empreendimento é especializado em produzir café orgânico e convencional, comercializados em grãos e processados. A venda é feita por meio do Fair Trade, com foco na exportação, e por meio do mercado convencional. Em ambos os mercados, ganha espaço o Café Orgânico Feminino – com sabor mais suave, essa modalidade se destaca por oferecer um grão cultivado e produzido, exclusivamente, por mulheres agriculturas da cooperativa. Atualmente, o principal mercado é o exportador: União Européia, USA e Japão.

A COOPFAM representa a consolidação social e econômica de agricultores familiares do município de Poço Fundo e região. Organizados desde a década de 80 como forma de resistência ao êxodo rural, seus fundadores iniciaram a trajetória da cooperativa com a criação da Associação dos Pequenos Produtores da Comarca de Poço Fundo e Região, instituída em 1991. Para além dos objetivos sociais, havia clareza da necessidade de organização para que fossem barateados os custos de produção e comercialização, atingindo, desde o início dos anos 2000, o Comércio Justo.

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