Notícias

CheckMilk é destaque em boletim da FAO como exemplo de digitalização da agricultura

Foto: Studio Hangar 16

A plataforma digital CheckMilk, concebida pelo Instituto BioSistêmico (IBS), foi tema de uma reportagem na edição 18 do boletim da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

A edição faz parte de uma série de boletins informativos sobre sistemas alimentares da FAO-CEPAL, com destaque para iniciativas que promovam a digitalização da agricultura para a transformação inclusiva de comunidades rurais.

Para este boletim, foram entrevistados representantes de organizações que atuam no fomento da agricultura familiar na América Latina, levando tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de diferentes cadeias produtivas. O diretor corporativo do IBS, Luís Henrischen foi um dos entrevistados e falou sobre a experiência do IBS com o CheckMilk no Brasil.

Plataforma digital para qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite

Lançado há dois anos pelo IBS, o CheckMilk é uma plataforma digital para qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite. É uma ferramenta auxilia os laticínios e cooperativas de leite em toda elaboração, execução e prestação de contas do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite – PQFL, previsto na I.N 77/2018 do Ministério da Saúde Pecuária e Abastecimento.

“O ponto de partida é a aplicação de uma lista de verificação digital elaborada e estruturada com base em referências técnicas globais sobre o assunto, dentre os quais, o Guia de boas práticas na pecuária leiteira, publicado pela FAO em 2013”, explica o diretor do IBS, Luís Henrichsen, na matéria publicada do boletim da FAO.

Ele explica que, por meio do aplicativo CheckMilk, são observadas as práticas de produção na propriedade leiteira para geração de um diagnóstico. A partir desse diagnóstico é elaborado um plano de ação para orientar o produtor na correção de pontos críticos.

“A qualificação do produtor e a implementação de boas práticas de produção impactam diretamente no bem-estar animal, produtividade e qualidade do leite, criando um ambiente de produção sustentável e de prosperidade para o produtor”, destaca Luís Henrichsen.

Clique aqui e acesse a edição 18 do boletim da FAO! A reportagem sobre o CheckMilk está nas páginas 10 e 11.

 

Tópicos: , , , , , , , , ,

Voltar ao topo