Notícias

CheckFish é lançada em projeto piloto com 80 piscicultores do projeto Bahia Produtiva

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Implementar um plano de desenvolvimento sustentável e qualificação dos piscicultores. Com essa proposta foi lançada, na tarde da última quarta-feira, 25/08, a plataforma digital CheckFish. Trata-se de uma ferramenta composta de aplicativo e plataforma on-line que visa identificar, planejar, monitorar e apoiar o processo de melhoria contínua da piscicultura nas áreas produtiva, ambiental e social.

Concebida pelo Instituto BioSistêmico (IBS), a plataforma atenderá inicialmente 80 piscicultores beneficiários do projeto Bahia Produtiva, que integram a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf), em São Desidério-BA, e a Cooperativa de Piscicultores do Oeste da Bahia (Coopeixe), em Barreiras-BA.

O lançamento foi realizado na Escola Municipal no Povoado de Baraúna, em Barreiras, com a apresentação do CheckFish pelo diretor de Ater do IBS, Claudio Pinheiro. O evento contou com a presença de piscicultores, representantes da Coomaf, Coopeixe e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional do Governo do Estado da Bahia (CAR Bahia), além de instituições parceiras como o Sebrae/BA.

Na ocasião, Claudio Pinheiro esclareceu como será o funcionamento e o uso da plataforma e do aplicativo. Apresentou a metodologia de trabalho da equipe de campo, além de passar um cronograma para o início dos atendimentos presenciais.

Em setembro, iniciam as visitas técnicas para realização de diagnóstico das unidades de produção. A partir desses diagnósticos, serão elaborados os planos de ação, que começam a ser implementados nas unidades com todo suporte da equipe técnica do CheckFish, com atendimentos presenciais e remotos.

Projeto piloto

Neste projeto piloto com 80 piscicultores do Bahia Produtiva, a plataforma será utilizada na produção em tanque escavado de Tambaqui e Tilápia.

“Nossa meta é ajudar os piscicultores a alcançarem maior grau de sustentabilidade da atividade, contribuindo para a regularidade na produção, aumento da produtividade e melhoria da qualidade. Isso garante uma entrega mais eficiente ao mercado, o que resultará em maior retorno aos produtores e as respectivas organizações”, destaca Claudio Pinheiro.

O diretor de Ater do IBS pontua que os gestores da CAR terão na plataforma um apoio para a gestão. Em tempo real, eles terão acesso a informações sobre o trabalho realizado a campo, os resultados alcançados e os desafios dos piscicultores para tomada de decisão sobre outras políticas públicas necessárias.

Sobre a plataforma

A plataforma será operada pelo celular no sistema Android e IOS. O aplicativo será utilizado pela equipe técnica para coleta de dados, registro dos atendimentos e acompanhamento da evolução de cada piscicultor. Todo o sistema foi desenvolvido pela equipe de TI do Instituto BioSistêmico, que dará total suporte para a operacionalização da plataforma.

Para concepção do CheckFish, o IBS respaldou-se na experiência de 15 anos de trabalhos em projetos de consultoria, assistência técnica e extensão rural, com mais de 400 mil atendimentos realizados em 21 Estados do Brasil. Contou com o apoio de profissionais experientes no setor, como Renato Torigoi, Tatiana Azevedo e a coordenação técnica de Felipe Matias.

No Estado da Bahia, o Instituto BioSistêmico atua na execução do projeto Bahia Produtiva desde 2017. Atualmente, o IBS atende nos territórios Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico, no oeste baiano.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo