Notícias

Associação de agricultores familiares cria uma cooperativa para expandir os negócios

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Associação dos Produtores Rurais Unidos Pelo Amanhã (Aprupam) é composta por um grupo de cerca de 31 famílias do Assentamento Fazenda Reunidas, no município de Promissão-SP. Foi criada em 2013 para viabilizar a entrega de alimentos produzidos para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. É atendida desde 2019 pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no Programa ATER Mais Gestão, desenvolvido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Com o passar dos anos, a produção de alimentos aumentou, elevando a demanda por novos mercados, além do institucional. Mas, para que os agricultores familiares pudessem fornecer seus produtos a rede de supermercados, quitandas ou até mesmo para o Centro Estadual de Abastecimento – Ceasa, seria necessário criar uma cooperativa.

“Por uma necessidade fiscal, criamos a cooperativa, pois a associação é uma entidade sem fins lucrativos. Estamos crescendo, queremos agregar valor aos produtos e ampliar os negócios”, destaca a presidente da Aprupam, Eliane Cristina Alda Dias. Ela afirma que o papel da equipe do IBS no Mais Gestão foi fundamental para orientar e agilizar o processo de criação da cooperativa, com estabelecimento de um estatuto e registro na Junta Comercial do município.

Em junho deste ano, foi criada a Cooperativa Agroindustrial de Promissão, a Cooperagro.  A associação continua a existir, mas na medida em que a cooperativa se desenvolve, a tendência é de que a associação fique cada vez mais focada em outros assuntos menos relacionados à vida econômica do grupo. Uma associação, como determina a legislação brasileira, é registrada em cartório e tem por objetivo a representação social dos associados. Uma cooperativa é registrada na Junta Comercial e tem por objetivo cuidar de assuntos econômicos

“Com esta ação, apresentamos uma solução adequada a uma demanda importante do grupo. Eles contam, agora, com uma ferramenta essencial para realizar suas operações econômicas e crescer, sem os limitantes tributários e outros que teriam, apenas ampliando atividades na associação”, ressalta Sidnei Niederle, coordenador das atividades do IBS no Mais Gestão. Ele destaca que a equipe do IBS no Mais Gestão também desenvolveu a imagem institucional da nova organização, com criação de logomarca e confecção de papelaria básica para embalagens e etiquetas.

Para Eliane Cristina, poder apresentar os produtos com uma marca constituída tem sido motivo de orgulho para o grupo de agricultores familiares. “Estamos muito felizes com a criação da cooperativa já com uma marca constituída para o mercado. Fizemos adequações em instalações, de acordo com a Vigiliância Sanitária, para que possamos processar nossos produtos. A ideia é iniciar com mandioca e abóbora descascadas e embaladas à vácuo, além de outros legumes embalados em bandejas”, adianta.

As expectativas são boas, segundo Eliane, e eles esperam fazer as primeiras entregas já em dezembro. Os produtores, que se uniram em 2013 em associação buscando melhorias para todos, sabem na prática o sentido da palavra cooperação mesmo quando nem imaginavam que poderiam criar uma cooperativa. E isso fez toda a diferença na constituição da Cooperagro, que foi criada em menos de dois meses. A cooperação entre eles contribuiu para concretizar um “amanhã” melhor pelo qual eles estão juntos desde o início.

Sobre o Mais Gestão

Com o objetivo de promover qualificação, organização social e inserção nos mercados institucionais e privados, o Programa Ater Mais Gestão leva Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gratuita, específica à gestão de cooperativas e associações da agricultura familiar.

O Programa é fruto de um contrato de gestão entre a Anater e a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), atualmente ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Contratado por meio da Chamada Pública Anater Nº 006/2018 para execução do Programa ATER Mais Gestão desde janeiro de 2019, o Instituto BioSistêmico (IBS) atende 31 empreendimentos da agricultura familiar inseridos no lote 29 do Estado de São Paulo, que abrange as regiões noroeste e oeste do território paulista.

Tópicos: , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo