Notícias

ABIOVE e IBS promovem workshop sobre critérios socioambientais na cadeia de grãos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Contribuir para o nivelamento de conhecimento dos atores da cadeia de grãos sobre suas responsabilidades socioambientais para garantir a legalidade da origem de produtos agrícolas em meio à uma sociedade e mercados cada vez mais exigentes. Esse foi um dos principais objetivos do workshop online “Critérios Socioambientais na Cadeia de Grãos e Rastreabilidade”.

Uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e do Instituto BioSistêmico (IBS), o workshop foi um sucesso, reunindo cerca de 150 representantes de empresas do setor de grãos. O evento contou com a participação do presidente executivo da ABIOVE, André Nassar, e do presidente do comitê de sustentabilidade da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), Cleber Andrioli.

O evento foi concebido no âmbito do Programa de Engajamento dos Fornecedores Indiretos da Cadeia da Soja do Fórum de Commodities Agrícolas (SCF, Soft Commodities Forum), organizado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD, World Business Council For Sustainable Development) em parceria com a ABIOVE e as empresas ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, COFCO, LDC e Viterra.

A programação contou com palestras ricas em informações sobre o setor de grãos no Brasil, cenários de mercado e o Green Deal, novo marco regulatório ambiental do bloco europeu. Houve a participação do Bernardo Pires, diretor de sustentabilidade da ABIOVE, que detalhou quais são os critérios e procedimentos socioambientais para compra e financiamento de grãos utilizados pelas empresas do setor; do Daniel Furlan, diretor de economia da ABIOVE, que apresentou o panorama completo do mercado de soja e milho no Brasil; e Pedro Garcia, especialista de sustentabilidade da ABIOVE, que abordou sobre a nova legislação europeia que regulamenta a importação de produtos sem desmatamento (Green Deal).

Para o diretor de sustentabilidade da ABIOVE, o setor tem uma agenda organizada e planejada. “Esses critérios e procedimentos incentivam a regularização ambiental dos imóveis rurais, protegem a cadeia contra ações de ilegalidades, proporcionam segurança jurídica a produtores e empresas, além de auxiliarem na rastreabilidade de produtos cada vez mais sustentáveis para um mercado cada vez mais exigente”, pontua Bernardo Pires.

Repercussão

Ao final das apresentações, Priscila Callegari, diretora de agricultura e meio ambiente do IBS, mediou a seção de perguntas entre os convidados e os palestrantes. “Foi um rico momento de troca e esclarecimentos de dúvidas com os especialistas no assunto, que trabalham diariamente para entender as situações mercadológicas e para preparar a cadeia produtiva para as tendências ambientais globais que incorporarão o cotidiano das empresas em um futuro próximo”, destaca a diretora do IBS.

Muitos convidados se manifestaram parabenizando a ABIOVE e o IBS pela organização do workshop, que aportou informações atualizadas e esclarecimentos necessários sobre a aplicação de critérios socioambientais na cadeia de grãos no Brasil como forma de garantia de mercado, tanto nacional quanto internacional.

“O workshop trouxe clareza, com uma abordagem certeira sobre o que o mundo está querendo e o que o mercado está exigindo. Nós, como um dos principais fornecedores de produtos à base de soja, temos que olhar para essas demandas com mais atenção a partir de agora”, relata Jorge Luís de Oliveira Filho, gerente geral da Selvino & Otília Gonzatti Armazenagens Ltda.

Para Fernando de Almeida, gerente de Barter e ESG da Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A, o workshop foi uma excelente oportunidade de atualização sobre as demandas socioambientais e de rastreabilidade. Segundo ele, seu time de colaboradores ficou muito satisfeito com o conteúdo apresentado no workshop.

“Foi muito importante e esclarecedor conhecer na fonte as novidades e exigências do mercado para esse tema tão importante para a cadeia de grãos. Esse conhecimento é fundamental para a melhoria dos nossos processos internos”, afirma Leandro Gomes, diretor de Compliance e Risco da Fazendão Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários LTDA.

A gravação do workshop está disponível no canal do IBS no YouTube. Clique aqui e assista!

Tópicos: , ,

Voltar ao topo