Clipping

Vaca Móvel no Laticínio Kinutri

Laticínio Kinutri em parceria com o SEBRAE, Emater e Embrapa realizaram na tarde de ontem 10, na Fazenda Pioneira localizada na Estrada Pacarana Km 02, encontro com agropecuaristas apresentando o projeto “Vaca Móvel” com o objetivo de investir na melhoria da qualidade e no aumento da produção da bacia leiteira do município. O Projeto Vaca Móvel, é uma unidade numa espécie de laboratório móvel que vai até a propriedade rural, avalia e monitora a qualidade do leite e ainda as características de gestação e reprodução de bovinos.

O Vaca Móvel além de levar tecnologia e conhecimento aos produtores, possibilita a avaliação e monitoramento da qualidade do leite com equipamentos de ultrassom e microscopia de última geração. Durante toda a manhã de ontem, os técnicos do SEBRAE, Emater e Embrapa estiveram reunidos com a diretoria e funcionários do Laticínio aonde foi feita uma apresentação de todo o sistema e mecanismo do Vaca Móvel e o Rufião. Já na parte da tarde foi promovido o encontro com palestra e apresentação de toda essa tecnologia a um grupo de produtores na Fazenda Pioneira. Os laboratórios que são conduzidos por veterinários e zootecnistas, apelidado de “Vaca Móvel”, é provido de equipamentos de ponta para realizar, dentro da propriedade, análises físico?químicas do leite, demonstração do manejo correto de ordenha, teste de caneca de fundo preto e CMT.

Os resultados das análises saem na hora e são impressos para o produtor. Com relação à avaliação e monitoramento reprodutivo e sanitário, outro laboratório móvel, chamado de “Rufião”, conta com equipamentos de ultrassom e microscópio de última geração para realizar diagnóstico de problemas de rotina na reprodução das vacas, avaliar o estado gestacional e também sexagem do feto. Nos touros é feita análise andrológica, que verifica a capacidade espermática desses animais. Com o maior propósito desse projeto, o conhecimento foi levado aos proprietários, que através dos diagnósticos receberam todas as orientações para o aumento da produção e para a diminuição da taxa de fêmeas vazias. De acordo com Júlio, Gerente do Laticínio, a idéia é reunir cerca de 50 produtores interessados em fazer esse trabalho no período de 01 ano com todo o acompanhamento técnico para buscar essa melhoria tanto da qualidade do leite quando no aumento da produtividade da bacia leiteira. Esse trabalho já é feito nos municípios de Cacaulândia e Mirante da Serra em Rondônia e para fazer uma exibição mais perfeita aos produtores, o laticínio Kinutri pretende incentivar a realização de um dia de campo em uma dessas cidade, Cacaulândia ou Mirante da Serra para que os produtores de Espigão do Oeste possam ir até lá para verificar in loco essa experiência.

Fonte: Jornal O Cone Sul

Voltar ao topo