Orientar sobre a importância de uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, capacitar produtores, acompanhar a produção, apoiar a sua distribuição e contribuir para o desenvolvimento das comunidades que vivem da agricultura familiar nos municípios onde a Cargill opera. Esses são apenas alguns dos benefícios que o Projeto de grão em grão vem proporcionando a tanta gente.
Implantado em 2004, o projeto está presente atualmente nas comunidades de Santarém (PA) e em São José do Rio Pardo (SP), atuando em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS) em dois grandes eixos: agricultura familiar e mercado e comunidade local.
Em ambos, o aprendizado tem sido intenso e os resultados promissores. No eixo da agricultura familiar pode-se destacar ações como: capacitação de produtores para a prática de tecnologias de produção sustentáveis, manejo e formação de agricultores mestres para desenvolvimento continuado do Projeto nas comunidades. Já em relação ao mercado e à comunidade local, destacam-se ações de estímulo à cooperação e ao associativismo entre agricultores, orientação para a formação de redes de comercialização e consumo. Ainda há a capacitação dos produtores na operação dos programas governamentais de aquisição de alimentos.
A chegada do Projeto de grão em grão nessas comunidades deu início a uma transformação. Produtores locais que já estavam desacreditados devido a tantos problemas na lida, encontraram uma saída e hoje fazem até planos para o futuro.
E para você conhecer um pouco mais essa iniciativa da Fundação Cargill, nada melhor do que conferir a história de quem realmente se beneficiou com tudo isso. Assista ao vídeo!